Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3805
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Família e escola: como promover essa interação?
metadata.dc.creator: SOUZA, Rosângela dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Maria das Graças Santos
Issue Date: 13-Mar-2018
Citation: SOUZA, Rosângela dos Santos. Família e escola: como promover essa interação?. Orientadora: Maria das Graças Santos Barros. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3805. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo é oriundo de uma pesquisa que está subordinada ao tema: Escola e Família: como promover essa interação, onde o seu foco principal é saber o que a Escola Municipal de Ensino Fundamental CASTRO ALVES tem feito para promover sua interação com as famílias de seus alunos, por meio da qual, ambas possam firmar uma parceria sólida e eficaz, visando à promoção de uma educação construtiva, justa e de qualidade, através de um trabalho coletivo. Para tanto, foi realizada em um primeiro momento, uma fundamentação teóricas, baseadas principalmente nas obras de Castro e Regattieri (2009), Chaves (1994), Gimeno (2001), Paro (2007), Prado (1985) e Valle (2011). Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento sobre a relação entre a escola EMEF CASTRO ALVES e os pais e/ou responsáveis pelos alunos que a frequentam. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário composto de 11 (onze) questões aos pais de alunos que freqüentam a escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que a interação entre a escola pesquisada com as famílias de seus alunos tem sido insatisfatória, visto que, os pais não têm acompanhado de perto o desempenho escolar de seus filhos, alegando a falta de tempo, a falta de abertura e incentivo por parte da direção da escola e dos professores e falta de interesse em querer participar dos eventos da escola. A escola, por sua vez, tem aceitado de modo passível essa realidade, visto que, nada tem sido feito para mudar essa situação. Dessa maneira, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que as informações adquiridas por meio deste, fossem aplicadas no cotidiano da escola-campo, com a finalidade de promover, dia após dias, a parceria e a interação entre família e escola, visando à solução dos problemas relacionados ao processo ensino aprendizagem, bem como, contribuir para a construção de uma escola democrática e de uma educação realmente transformadora.
Abstract: This study comes from a research that is subject to the subject: School and family: how to promote this interaction, where its main focus is to know what the elementary School of Education CASTRO ALVES has done to promote their interaction with the families of their Students, whereby both can establish a solid and effective partnership, aiming to promote a constructive, fair and quality education through collective work. For this, it was held at first, a theoretical basis, based mainly on the works of Castro and Regattieri (2009), Chaves (1994), Gimeno (2001), Paro (2007), Prado (1985) and Valle (2011). Then a field survey was carried out, whereby it was possible to make a survey on the relationship between the school EMEF CASTRO ALVES and the parents and/or responsible for the students who attend it. For the collection of the data, a questionnaire consisted of 11 (eleven) questions to the parents of students attending the school, field of research, was applied. The results revealed that the interaction between the school researched with the families of their students has been unsatisfactory, since, parents have not followed closely the school performance of their children, claiming the lack of time, the lack of openness and incentive for Part of the direction of the school and of the teachers and lack of interest in wanting to participate in the events of the school. The school, in turn, has accepted this reality in a manner, since nothing has been done to change that situation. In this way, it was sought at the end of this work, to suggest that the information acquired through this, be applied in the daily life of the school-field, with the purpose of promoting, day after day, the partnership and the interaction between family and school, aiming at the solution of the problems related to the process teaching learning, as well as, contributing to the construction of a Democratic school and a really transforming education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: educação
escola
família
interação
education
school
family
interaction
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FamiliaEscolaComo.pdf601,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons