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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Jorge Adriano Pires
Issue Date: 2018
Citation: ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de. A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos. Orientador: Jorge Adriano Pires Silva. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3800. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.
Abstract: This study aims to address the importance of the teaching of the Brazilian Language-Libras as a peculiar element in the schooling of the deaf children, supported by Law 10,436/02, with the main focus being their inclusion in the school context, in order to understand how the process of inclusion of the disabled child in public educational institutions happens and in some way contribute to it. Initially, the educational history of the deaf people was approached to obtain a broad vision of the challenges and struggles they have gone through, stating that, without prior knowledge, there is no meaningful learning. It was verified that the deaf when entering the inclusive regular school, is not assisted according to their cognitive peculiarities, inhibiting them from devising formative experience that school institutions should offer to all. In this sense, inclusive education and the bilingual school are addressed, since it is important to complement the training curriculum of professionals who work in schooling in order to subsidize the deaf student learning quality. The use of the Portuguese Language assumes a position of L2, for the deaf students, in the execution of the school curriculum. It is concluded that the Brazilian Language must be acquired by the deaf, naturally (in the case of deaf children of deaf parents) or taught to them with an appropriate approach and methodology (especially for those children of hearing parents who do not dominate the sign language). Libras, as the official language of Brazil, must also be diffused, not only in schools, but in all instances of society.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Cultura surda
Identidade surda
Língua de Sinais
Formação
Deaf culture
Deaf identity
Sign language
Schooling
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

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