Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3799
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos
metadata.dc.creator: MATOS, Maria Tereza de
metadata.dc.contributor.advisor1: CHAVES, Sérgio Wellington Freire
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
Issue Date: 2018
Citation: MATOS, Maria Tereza de. Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3799. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.
Abstract: At present, the debates about the new methodologies of teaching learning of reading and writing have gained space in educational environments and outside of it, in front of that this research comes to analyze the process of literacy and literacy through a project developed in the Municipal School of Education Infantile and Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento - PA. The objective of the research is to evaluate the contribution of the use of the textual genre Comic in the literacy and literacy of the students of the 3rd year of Elementary School. In this way, positive results were obtained: awakening for reading and writing, social interaction, joy, affectivity, as it awakened in the students the motivation for the classes by means of the reading of several texts in Comics, arranged in printed, among others, elevating them to the best development of reading and writing.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Alfabetização
Leitura
Escrita
Literacy
Reading
Writing
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlfabetizacaoLetramentoAtraves.pdf942,98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons