Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3798
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
metadata.dc.creator: SANTOS, Neurilene Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: CHAVES, Sérgio Wellington Freire
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS, Neurilene Ribeiro dos. A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3798. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O uso da leitura para o profissional docente é um instrumento muito importante para o seu próprio aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho expressou um estudo sobre a importância da leitura permanente para o profissional docente. Para isso, essa pesquisa objetivou analisar uma abordagem bibliográfica. A revisão bibliográfica evidenciou que a leitura deve sempre fazer parte do cotidiano do ser humano, sobretudo do professor, que facilita a compreensão dos alunos sobre a importância da leitura, sendo que o docente deve ser um ponto favorável para o aprendizado. A discussão evidenciou que a leitura contribui para o desenvolvimento e a capacidade do ser crítico de suas próprias opiniões e da leitura de mundo. Por isso, considera-se que a leitura cotidiana do docente é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos e do próprio profissional docente. A conclusão expressa que a leitura do docente é de fato, um canal muito importante para o exercício de docência no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente tanto para os alunos quanto para o docente.
Abstract: The use of reading for the professional is a very important instrument for their own learning. In this context, the present study expressed a study about the importance of the permanent reading for the teaching professional. For this, this research aimed to analyze a bibliographical approach. The literature review showed that reading should always be part of the daily life of the human being, especially the teacher, which facilitates the students' understanding of the importance of reading, and the teacher should be a favorable point for learning. The discussion has shown that reading contributes to the development and ability of being critical of one's own opinions and reading the world. Therefore, it is considered that the daily reading of the teacher is of great relevance for the teaching-learning process of the students and the professional itself. The conclusion expresses that the reading of the teacher is in fact a very important channel for the exercise of the teacher in the school environment, in order to provide a more consistent learning both for the students and Teacher.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Leitura
Docente
Reading
Teacher
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaLeituraReflexiva.pdf331,59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons