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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação infantil em tempos de pandemia: construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Antonia Edineide Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 29-Jan-2021
Citation: OLIVEIRA, Antonia Edineide Lopes de. Educação infantil em tempos de pandemia: construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3788. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho discorremos sobre a temática: Educação Infantil em tempos de pandemia, construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020. Temos como problema de pesquisa: A Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de Castanhal-PA, no contexto da Pandemia da COVID-19, reconheceu (atendeu) a criança como sujeito de direitos? A abordagem qualitativa norteia a investigação, caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, com suporte da pesquisa documental. Os autores com os quais dialogamos sobre Educação Infantil e Criança foram: (SARMENTO, 2005, 2008; 2012; 2013; SANTANA, 2014; KRAMER, 2016; DIAS, 1999, LEAL, 2017); sobre Pandemia (LEITE, 2020; CAVALCANTE, 2020; WERNECK E CARVALHO,2020; SILVA et AL, 2020). Os instrumentos de coleta de dados foram: Portarias; Resoluções; Decretos, lives, entre outros. Os resultados revelaram que a proposta de Educação Infantil planejada pela Rede Municipal de Castanhal, durante a pandemia da Covid-19, se distanciou da concepção que reconhece a criança como sujeito de direitos. Os dados apontaram que os fatores impostos pela pandemia, tal como: o ensino remoto; o não acesso das famílias a internet; a equipamentos como computadores; celulares comprometeu a educação das crianças da rede pública municipal e o reconhecimento da criança como cidadão de direitos durante o período pandêmico.
Abstract: In this paper we discuss the theme: Early Childhood Education in times of pandemic, building reflections from the Municipal Network of Castanhal, in the year 2020. We have as a research problem: Early Childhood Education for the Municipal Education Network of Castanhal-PA context of the COVID-19 Pandemic, did you recognize (attend to) the child as a subject of rights? The qualitative approach guides the investigation, characterized as a bibliographic research, supported by documentary research. The authors with whom we spoke about Early Childhood Education and children are: (SARMENTO, 2005, 2008; 2012; 2013; SANTANA, 2014; KRAMER, 2016; DIAS, 1999, LEAL, 2017); on Pandemic (LEITE, 2020; CAVALCANTE, 2020; WERNECK AND CARVALHO, 2020; SILVA et AL, 2020). Data collection instruments were Ordinances, Resolutions, Decrees, Lives, among others. The results revealed that the Early Childhood Education proposal planned by the Municipal Network of Castanhal, during the Covid-19 pandemic, distanced itself from the concept that recognizes the child as a subject of rights. The data showed that the factors imposed by the pandemic, such as: remote education; the non-access of families to the internet; equipment such as computers; cell phones compromised the education of children in the municipal public network and the recognition of the child as a citizen of rights during the pandemic period.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação infantil
Sistemas de escolas municipais
COVID-19
Pandemia
County school systems
Pandemic
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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