Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3787
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 18-Feb-2020 |
Title: | A formação dos professores de Ciências e Biologia na perspectiva de educação inclusiva: a visão dos concluintes da UFPA |
metadata.dc.creator: | HOLANDA, Ruth Rafaela da Silva![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MESQUITA, Amélia Maria Araújo![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-4630-116X |
Citation: | HOLANDA, Ruth Rafaela da Silva. A formação dos professores de Ciência e Biologia na perspectiva da educação inclusiva: a visão dos concluintes da UFPA. Orientadora: Amélia Maria Araujo Mesquita. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3787. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho foi elaborado com objetivo de apresentar como os alunos do último semestre do curso de Licenciatura em Ciências e Biologia percebem a sua formação para atuar no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Para isso, propomos identificar aspectos fundamentais para qualificar o professor para atuar no contexto da inclusão de alunos com deficiência; descrever que mecanismos o curso de Biologia criou para qualificar seus licenciandos a atuarem em salas de aula que possuem alunos com deficiência matriculados; Identificar que aspectos os alunos concluintes sinalizam sobre a formação que receberam no contexto da inclusão. Foram aplicados dois questionários aos 36 formandos: Um com cinco perguntas objetivas e outro com cinco questões discursivas. Porém dos 36 apenas 20 alunos participaram do questionário. Notou-se que os alunos que pretendiam ser professores tinham dúvidas sobre a inclusão de alunos com deficiência, e de modo geral, não se sentem preparados para atuar na escola no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Mencionaram a importância em ter estágios com alunos com deficiência para a formação profissional. Os discentes também assinalaram a possibilidade de inserção de mais disciplinas sobre a temática. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Keywords: | Educação inclusiva Professores de Biologia - formação Professores de educação especial - formação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FormacaoProfessoresCiencia.pdf | 507,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License