Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3782
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
Issue Date: 6-Oct-2021
Citation: OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento. Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 20XX. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3782. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo descrever, analisar e compreender a visão docente com relação ao desenvolvimento da sexualidade infantil segundo a Teoria de Freud. Utilizou-se uma metodologia mista sendo uma Revisão Sistemática e uma pesquisa empírica. O corpus está composto por artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizado dois descritores, sendo eles sexualidade infantil AND trabalho docente; sexualidade infantil AND ambiente escolar. A pesquisa empírica foi realizada com três professoras da educação infantil no município de Altamira-PA. Os resultados mostraram que existe uma carência de pesquisas publicadas em português voltada ao tema sexualidade infantil e docência. Os dados empíricos mostraram que existe uma necessidade de formação continuada voltada a temas encontrados dentro da psicologia da educação que aprofundem o conhecimento sobre a psicossexualidade infantil, para poder existir uma melhor abordagem e manejo quando necessário.
Abstract: This Course Conclusion Work aimed to describe, analyze and understand the teacher's view regarding the development of child sexuality according to Freud's Theory. A mixed methodology was used, being a Systematic Review and an empirical research. The corpus is composed of scientific articles identified in the Capes Database, using two descriptors: child sexuality AND teaching work; child sexuality AND school environment. The empirical research was carried out with three teachers of early childhood education in the city of Altamira-PA. The results showed that there is a lack of research published in Portuguese on the theme of child sexuality and teaching. Empirical data showed that there is a need for continuing education focused on themes found within the psychology of education that deepen knowledge about child psychosexuality, in order to have a better approach and management when necessary.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Sexualidade infantil
Freud
Docência
Child sexuality
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CompreensaoDocenteQuanto.pdf353,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons