Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3781
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Atuação profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira
metadata.dc.creator: SANTOS, Maria das Graças Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura
Issue Date: 14-Nov-2018
Citation: SANTOS, Maria das Graças Moura. Atuação profissional dos egressos dos curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira. Orientadora: Regina Celi Alvarenga de Moura Castro. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Educacionais e Saberes Docentes) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3781. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Nesse artigo são apresentados dados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar em quais atividades profissionais estão atuando egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 25 egressos que iniciaram o curso nos anos de 2011 a 2014. Os egressos estão compreendidos em sua maioria na faixa etária entre 20 a 30 anos, em sua maioria com renda inferior a quatro salários mínimos. A maior parte dos participantes da pesquisa não escolheu o curso de Pedagogia como sua primeira opção no processo seletivo e somente quatro dos 25 participantes da pesquisa estão trabalhando como docentes na educação básica. Todos os participantes atribuem importância à sua formação, a maioria por permitir continuidade dos estudos e atuação em outras áreas. Capacitação para atuar na docência, ampliação sobre o conceito de educação e desenvolver capacidade para trabalhar relações interpessoais também foram indicados como fatores de importância do curso.
Abstract: In this article we present data from the qualitative research that aimed to identify in which professional activities are working out of the course of Pedagogy of the Federal University of Pará, Altamira Campus. To collect data, a questionnaire with objective and subjective questions was applied to 25 graduates who started the course in the years 2011 to 2014. The graduates are comprised mostly in the age group between 20 and 30 years, mostly with lower income to four minimum wages. Most of the research participants did not choose the Pedagogy course as their first choice in the selection process and only four of the 25 participants in the research are working as teachers in basic education. All the participants attach importance to their training, most of them for continuing their studies and acting in other areas. Training to teach, expand on the concept of education and develop ability to work interpersonal relationships were also indicated as factors of importance of the course.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Pedagogo
Abrangência de atuação profissional
Desvalorização docente
Pedagogist
Professional scope of work
Teacher devaluation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Especialização em Políticas Educacionais e Saberes Docentes - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtuacaoProfissionalEgressos.pdf610,98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons