Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3780
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Um estudo sobre o trabalho de duas professoras de maternal na escola municipal de ensino integral Ciria de Nazaré Tulosa dos Santos no município de Belém - PA
metadata.dc.creator: SEABRA, Vivian Araújo Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Vívian da Silva
Issue Date: 20-Sep-2021
Citation: SEABRA, Vivian Araújo Ferreira. Um estudo sobre o trabalho de duas professoras de maternal na escola municipal de ensino integral Ciria de Nazaré Tulosa dos Santos no município de Belém - PA. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3780. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, analisa o trabalho de duas professoras do maternal através de questionários por elas respondidos, sobre as perspectivas da observação, planejamento e o cuidar e educar. Na qual levanta questionamentos acerca do trabalho pedagógico das mesmas, sobre um olhar ético e responsável. Analisando se em sua prática é executado o cuidar e educar, objetivando o desenvolvimento do aluno. Partindo da ideia de que o professor, é um agente crucial na aprendizagem da criança e que precisa cuidar eticamente do seu aluno sobre um olhar afetivo, vendo seu aluno como uma criança que precisa ter seus direitos assegurados. Pois quando o cuidar ganha uma dimensão ética, ele entra na esfera do educar e se tornam um só. Dessa forma, o trabalho mostrará as dificuldades na elaboração da pesquisa, bem como os resultados pela perspectiva das professoras, na qual, entendem o quanto a observação pode ser necessária para o conhecimento do aluno e que favorece diretamente no planejamento das atividades de cuidar e educar.
Abstract: The present work analyzes the work of two kindergarten teachers through questionnaires answered by them, on the perspectives of observation, planning and care and education. In which it raises questions about their pedagogical work, from an ethical and responsible perspective. Analyzing whether care and education are carried out in their practice, aiming at the development of the student. Starting from the idea that the teacher is a crucial agent in the child's learning and that he/she needs to ethically care for his/her student with an affective perspective, seeing his/her student as a child who needs to have his/her rights assured. Because when care gains an ethical dimension, it enters the sphere of education and they become one. Thus, the work will show the difficulties in preparing the research, as well as the results from the perspective of the teachers, in which they understand how much observation may be necessary for the student's knowledge and which directly favors the planning of care and education activities.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Professor
Cuidar
Educar
Teacher
Care
Educate
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstudoTrabalhoDuas.pdf377,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons