Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3779
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A etnomatemática e os jogos africanos
metadata.dc.creator: SOUSA, Simone Maria Leal
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de
Issue Date: 16-Oct-2021
Citation: SOUSA, Simone Maria Leal. A etnomatemática e os jogos africanos. Orientador: Raimundo das Graças Carvalho de Almeida. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3779. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o uso de jogos matemáticos africanos sobre a perspectiva da etnomatemática. Esta pesquisa buscou relacionar a cultura africana, por meio dos jogos, através de uma análise de trabalhos já publicados. O principal aporte teórico e fundamentalista desta pesquisa é o seu criador Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia usada baseou-se na revisão bibliográfica integrativa na qual seus autores mostram a eficácia da aplicação dos jogos matemáticos africanos na sala de aula se tornando um grande instrumento para auxiliar no aprendizado. Tendo como conclusão a importância de aplicar os jogos como recurso pedagógico que estrutura o pensamento e o raciocínio, para assim resolver problemas e cálculos, tendo uma maior participação dos alunos e professores, respeitando as suas relações culturais e de identidade.
Abstract: This work aimed to conduct research on the use of African mathematical games from the perspective of ethnomathematics. This research sought to relate African culture through games by means of an analysis of previously published works. The main theoretical and fundamental contribution of this research is its creator Ubiratan D'Ambrósio. The methodology used was based on an integrative bibliographic review in which the authors show the effectiveness of the application of African mathematical games in the classroom as a great tool to help learning. The conclusion is the importance of applying the games as a pedagogical resource that structures thinking and reasoning, in order to solve problems and calculations, with a greater participation of students and teachers, respecting their cultural relations and identity.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Etnomatemática
Jogos africanos
Metodologias ativas
Ethnomathematics
African games
Active methodologies
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EtnomatematicaJogosAfricanos.pdf481,43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons