Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3776
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Efeito fotoelétrico e fotovoltaico: um estudo de caso no processo de ensino-aprendizagem experimental no ensino médio
metadata.dc.creator: SANTOS, Josiel Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: SANTOS, Josiel Ferreira. Efeito fotoelétrico e fotovoltaico: um estudo de caso no processo de ensino-aprendizagem experimental no ensino médio. Orientador: Gabriel Adolfo Cabrera Pasca. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3776. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos as Energias Renováveis (ER) vêm ganhando destaque no cenário mundial devido à conscientização da população em relação a preservação do meio ambiente e ao uso de energia. Desse modo, este trabalho objetivou propor e desenvolver experimentos de física fundamentados em conhecimento sobre as energias renováveis com ênfase na energia solar, em particular dos processos fotovoltaicos de forma vivencial e didática em sala de aula, a fim de auxiliar as aulas de ensino aprendizagem dos professores de ensino médio. E notório que a sociedade no mundo vem buscando novas formas de se obter energia, em particular, as energias de fontes renováveis são de especial interesse a nível global o que tem impulsionado a construção e evolução de sistemas visando o uso deste tipo de fontes de energia. Nesse sentido, o ensino e a divulgação do conhecimento sobre as fontes de ER no ensino médio são de vital importância para o uso de fonte alternativas de energia. Portanto, neste trabalho foi utilizada uma pesquisa qualitativa descritiva em sala de aula com a utilização de levantamento bibliográfico, questionários e montagens de experimentos juntamente com os alunos. Consequentemente, foi notório o interesse dos alunos, os quais abrilhantaram seus conhecimentos a partir da contextualização sobre os assuntos abordados, os mesmos passaram de 43,5% para 72,8% na turma de 3º Ano A e de 48,9% para 60,5 por cento na turma de 3º Ano B o que está atribuída a metodologia utilizada, a qual buscou apresentar experimentos e a tecnologia de forma didática e significativa.
Abstract: In recent years, as Renewable Energies (ER) gaining prominence on the world stage due to the population's awareness of environmental preservation and energy use. Thus, this work aimed to propose and develop physics experiments based on knowledge about renewable energies with an emphasis on solar energy, in particular photovoltaic processes in an experiential and didactic way in the classroom, in order to help teaching classes learning of secondary school teachers. It is well known that society in the world has been looking for new ways to obtain energy, in particular, energies from renewable sources are of special interest at a global level, which has driven the construction and evolution of systems aimed at the use of this type of energy sources. In this sense, the teaching and dissemination of knowledge about RE sources in secondary education are vitally important for the use of alternative energy sources. In this sense, the teaching and dissemination of knowledge about RE sources in secondary education are vitally important for the use of alternative energy sources. Therefore, in this work descriptive qualitative research was used in the classroom with the use of a bibliographic survey, questionnaires and set up of experiments together with the students. Consequently, the interest of the students was notorious, who enhanced their knowledge from the contextualization of the topics covered, they went from 43.5% to 72.8% in the 3rd Year A class and from 48.9% to 60 .5% in the 3rd Year B class, which is attributed to the methodology used, which sought to present experiments and technology in a didactic and meaningful way.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Energia renovável
Radiação do corpo negro
Experimentos de energia renováveis
Renewable energy
Black body radiation
Renewable energy experiments
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EfeitoFotoeletricoFotovoltaico.pdf2,52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons