Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3772
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Contribuições científicas em pedagogia empresarial: um estudo sobre atuação do pedagogo nas instituições
metadata.dc.creator: CAVALHEIRO, Brenda Suellen Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
Issue Date: 2019
Citation: CAVALHEIRO, Brenda Suéllen Dias. Contribuições científicas em pedagogia empresarial: um estudo sobre atuação do pedagogo nas instituições. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3772. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho de conclusão de curso foi construído objetivando conhecer as contribuições acerca do tema pedagogia empresarial nos aspectos que tangem principalmente a atuação profissional, além de agregar outros pontos relevantes como a importância de sua atuação e as dificuldades enfrentadas para sua colocação no mercado de trabalho, tendo em vistas as principais mudanças ocorridas na gestão de pessoas no ambiente empresarial com o advento da chamada Era do Conhecimento. Para estudo dessa atuação a pesquisa contou com a análise de três obras especificas no tema, além de uma pesquisa regional buscando compreender como se dá essa inserção profissional. Os resultados foram satisfatórios aos objetivos, foi possível compreender que essa atuação profissional não se desvincula do caráter educativo e busca primordialmente treinar e desenvolver os colaboradores, além de oferecer um ambiente mais saudável dentro das corporações. Contudo é possível concluir que a atuação do pedagogo empresarial é de grande relevância no ambiente organizacional onde se busca melhorias através do capital intelectual dos seus colaboradores, que é o mais valioso capital na atual Era do conhecimento.
Abstract: This work was completed aiming to know the contributions about the subject of business pedagogy in aspects that mainly affect the professional performance, besides adding other relevant points such as the importance of its performance and the difficulties faced for its placement in the labor market, taking into account the main changes occurred in the management of people in the business environment with the advent of the so-called Era of Knowledge. To study this performance, the research had the analysis of three specific works in the theme, besides a regional research seeking to understand how this professional insertion takes place. The results were satisfactory to the objectives, it was possible to understand that this professional performance is not dissociated from the educational character and seeks primarily to train and develop the employees, besides offering a healthier environment within the corporations. However, it is possible to conclude that the performance of the business pedagogy is of great relevance in the organizational environment where improvements are sought through the intellectual capital of its employees, which is the most valuable capital in the current Age of knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação não formal
Pedagogia empresarial
Gestão de pessoas
Non-formal education
Business pedagogy
People management
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContribuicoesCientificasPedagogia.pdf790,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons