Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3767
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os impactos da implementação do LEMAT na UFPA campus de Abaetetuba, numa perspectiva passado presente e futuro
metadata.dc.creator: SANTOS, Fabiana Sardinha dos
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Osvaldo dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VILHENA, Daniela Gonçalves
Issue Date: 14-Oct-2021
Citation: SANTOS, Fabiana Sardinha dos. Os impactos da implementação do LEMAT na UFPA Campus de Abaetetuba, numa perspectiva passado presente e futuro. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros; Coorientadora: Daniela Gonçalves Vilhena. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3767. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Por muitos anos a disciplina de matemática foi vista como uma matéria difícil, as dificuldades eram observadas nos alunos desde o ensino básico até o ensino superior e para sanar essas dificuldades de aprendizagem no ensino superior e capacitar ainda mais os discentes surgiu no campus de Abaetetuba o Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina-LEMAT. Dentro dessa perspectiva vamos conhecer as ações, eventos e projetos de apoio e suporte oferecidos por esse laboratório que tem como objetivo evidenciar a cultura local e amparar e incentivar os discentes durante a graduação e para a formação continuada. Ainda nesta pesquisa vamos diagnosticar quais dificuldades os alunos de graduação enfrentam principalmente os que residem em outro município e de que forma ao instituição de ensino e o LEMAT têm interferido para amenizá-las.
Abstract: For many years the subject of Mathematics was seen as a difficult subject, the difficulties were observed in students from basic education to higher education and to remedy these learning difficulties in higher education and further train students, it emerged on the Abaetetuba campus o Laboratory of Ethnomathematics of the Amazon Tocantina-LEMAT. Within this perspective, we will learn about the actions, events and support and support projects offered by this laboratory, which aims to highlight the local culture and support and encourage students during graduation and for continuing education. Still in this research, we will diagnose which difficulties undergraduate students face, especially those who reside in another municipality, and how the educational institution and LEMAT have interfered to alleviate them.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Matemática
Dificuldades
Laboratório
Ensino
Mathematics
Difficulties
Laboratory
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImpactosImplementacaoLEMAT.pdf896,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons