Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3763
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação do sistema de gestão da qualidade de laboratório de referência nacional através da utilização de indicadores da qualidade
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Kelven Pantoja
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MONTEIRO, Jacqueline Cortinhas
Issue Date: 21-Feb-2020
Citation: RODRIGUES, Kelven Pantoja. Avaliação do sistema de gestão de qualiade de laboratório de referência nacional através da utilização de indicadores da qualidade. Orientadora: Valéria Lima Carvalho. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3763. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: É muito importante que os laboratórios de análise clínica monitorem a qualidade de seus processos, sejam eles pré-analítico, analítico ou pós-analítico e que busquem a melhoria contínua da qualidade dentro do ambiente laboratorial, haja vista que os resultados emitidos pelos laboratórios influenciam diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento adequado a seguimentos de diversas doenças,sendo responsáveis por cerca de 60% das decisões médicas. Para isso, um dos meios mais eficientes de monitorar e avaliar o controle de qualidade é através de indicadores laboratoriais que permitam compreender, avaliar e influenciar tomadas de decisões mais corretas a serem tomadas pelo laboratório. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avalia ro Sistema de Gestão da Qualidade através da utilização de indicadores laboratoriais de qualidade referentes ao ano de 2018 no monitoramento de desempenho dos serviços de diagnóstico moleculares e sorológicos de laboratório de referência nacional. Para isso foi realizado um levantamento de dados a respeito dos indicadores laboratoriais e foram coletados dados a partir dos formulários de cadastro e coleta de indicadores durante o ano de 2018. Mediante a isso foram obtidos os seguintes índices para os indicadores descritos e avaliados: Satisfação de clientes (84%); Acertos no registro de amostras humanas (99%); Proficiência nos testes moleculares e sorológicos (100%); antígenos fora da faixa de uso aceitável (1%) e liberação de resultados (99%); onde se obteve índices satisfatórios de qualidade para os indicadores avaliados. Por fim, apesar dos bons resultados, é necessário que haja a elaboração de outros indicadores que monitorem outros procedimentos importantes e específicos de cada processo, visando à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Keywords: Gestão da qualidade total
Laboratórios de patologia clínica
Diagnóstico de laboratório
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoSistemaQualidade.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons