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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Base Nacional Cumum Curricular: uma análise com ênfase no ensino de Ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: SOUZA, Maria Adlayne Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Reginaldo dos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2282-8226
Issue Date: 10-Dec-2018
Citation: SOUZA, Maria Adlayne Gomes de. A Base Nacional Cumum Curricular: uma análise com ênfase no ensino de Ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3759. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Em 22 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada como documento oficial de caráter normativo que servirá de referência para a formulação dos currículos da Educação Básica dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. Estudar esse documento é de fundamental importância para os professores e para os graduandos, em razão de tal documento ter sido publicado pelo Ministério da Educação prometendo provocar uma grande mudança na educação brasileira com o objetivo de atualiza-la para, de fato, garantir as aprendizagens essenciais a todos os estudantes da Educação Básica de todo o País. Frente a isso, este Trabalho de Conclusão de Curso foi elaborado com o intuito de responder a seguinte pergunta: O que muda na educação brasileira e na atuação do professor de Ciências, por influência da implantação da Base Nacional Comum Curricular? Para responder essa pergunta, foi então desenvolvida uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, classificada quanto aos objetivos em pesquisa descritiva e classificada quanto aos procedimentos em pesquisa documental, com o seguinte objetivo geral: apresentar uma análise sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular, em especial a parte que tange ao ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo o objeto de estudo dessa pesquisa um documento oficial, então para o levantamento de dados foi usado a técnica de análise de conteúdo sobre o texto desse documento. Os resultados dessa análise revelaram que a BNCC provocará duas grandes alterações nos currículos – estudo de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências e uma significativa alteração na sequência didática do ensino de Ciências do Ensino Fundamental –, e isso, provavelmente irá provocar grandes alterações na forma do professor trabalhar, inclusive, exigindo-lhes formação continuada para obter atualização coerente com as atuais demandas que a BNCC traz para sua prática profissional e função social.
Abstract: On December 22, 2017, the curricular common national base (CCNB), was published as an official normative document that will serve as a reference for the formulation of Basic Education curriculum in federal, state, municipal and Federal District education systems. Studying this document is of fundamental importance for teachers and for the graduating, because such document has been published by the Ministry of Education promising to provoke a great change in Brazilian education with the objective of updating it to, in fact, to ensure the essential learning for all students of Basic Education throughout the Country. In view of this, this Course Conclusion Paper was developed with the purpose of answering the following question: What changes in Brazilian education and in the performance of the science teacher, due to the influence of the implementation of the National Curricular Common Base? To answer this question, a theoretical research was developed with a qualitative approach, classified according to the objectives in a descriptive and classified research regarding procedures in documentary research, with the following general objective: to present an analysis on the text of the National Curricular Common Base, especially the part that deals with the teaching of Sciences from the 6th to the 9th year of Elementary Education. Being the object of study of this research an official document, then for the data collection was used the technique of content analysis on the text of this document. The results of this analysis have shown that BNCC will bring about two major changes in curricula - study of school contents for the development of skills and competences and a significant change in the didactic sequence of elementary school science teaching - and this will probably cause major changes in the way the teacher works, including requiring them to be continuously trained to obtain an update consistent with the current demands that the BNCC brings to their professional practice and social function.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: BNCC
Currículo
Aprendizagens Essenciais
Curriculum
Essential Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA

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