Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3752
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O fracasso escolar a partir das questões relacionadas à distorção idade-série em uma escola no município de Acará
metadata.dc.creator: MAGNO, Janielle Vaz
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: MAGNO, Janielle Vaz. O fracasso escolar a partir das questões relacionadas à distorção idade-série em uma escola no município de Acará. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3752. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Acará, a qual teve por objetivo investigar os fatores presentes na vida dos educandos que os levam ao fracasso escolar a partir da distorção idade-série, bem como identificar de que maneira eles se apresentam e como a escola pesquisada e também o sistema municipal de educação atuam para amenizar esse problema. O estudo se caracteriza em uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas, objetivando uma maior participação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, os quais foram três professores, um representante da direção da escola e um representante da Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise das informações coletadas, foi possível inferir que os profissionais da escola atribuem as principais causas desse problema à família do aluno, entretanto, observou-se que a própria escola não tem disponibilizado a devida atenção ao problema. Identificou-se também a falta de atenção e de suporte à escola por parte da Secretaria de Educação do município.
Abstract: This work presents the results of a research carried out in a preschool and early years of elementary school in the city of Acará, which aimed to investigate the factors present in the lives of students that lead them to failure from school, age-grade distortion, as well as identify how they present themselves and how the researched school and the municipal education system itself act to alleviate this problem. The study is characterized in a qualitative field research, through participant observation and semi-structured interviews, aiming at a greater participation of the subjects involved in the research, which were three teachers, a representative of the school board and a representative of the Municipal Secretariat of Education. From the analysis of the collected information, it was possible to infer that the school professionals attribute the main causes of this problem to the student's family, however, it was observed that the school itself has not provided the proper attention to the problem. It was also identified the lack of attention and support to the school by the Department of Education of the municipality.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Fracasso escolar
Distorção idade - série
Ensino fundamental
School Failure
Age - Grade distortion
Elementary school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FracassoEscolarPartir.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons