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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática
metadata.dc.creator: FARIAS, Jocilene Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Osvaldo dos Santos
Issue Date: 3-Jun-2021
Citation: FARIAS, Jocilene Rodrigues. Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3751. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.
Abstract: The theme of this work is the contributions of the 2030 Agenda proposed by the United Nations - UN and its guidelines for teacher training, focusing on goal 4 and goal 4.c, from which we highlight the relationship between Sustainability, as a proposal and Ethnomathematics, as an area of study. Goal 4 of the 2030 agenda and goal 4.c deal with the discussion and change in the direction of the quality of education for the future. Thus, the objective of the work is to propose a didactic action based on the sustainability guidelines of the 2030 agenda and the principles of Ethnomathematics, aiming to overcome banking education based on the proposition of research on cultural practices in the region of the Abaetetuba islands. The methodology has a basic strategic purpose, with a hypothetical deductive, qualitative approach, with a bibliographic survey in authors such as Barros (2004 and 2010), Morin (2011) and Vergani (2007) and was developed in a documental way. Finally, the aim is to discuss and exercise a relationship between sustainability and Ethnomathematics in order to understand what sustainable education can be.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Sustentabilidade
Etnomatemática
Educação
Agenda 2030
Sustainability
Ethnomathematics
Education
2030 Agenda
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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