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https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/3748
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Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 12-Dec-2018 |
Title: | Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos |
Creator: | OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de![]() |
First advisor: | LIMA, Jonata Souza de![]() |
Citation: | OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de. Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos. Orientador: Jonata Souza de Lima. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3748. Acesso em: . |
Resumo: | Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras. |
Abstract: | From the perspective of inclusive education, the inclusion of deaf people in regular education still poses several obstacles. The education of deaf people is a very relevant subject nowadays. Thus, the present research was developed from the perspective of inclusive education. The main objective of this study was to analyze the perception of teachers / interpreters and deaf students in High School, about teaching and learning in Biology classes, using the mobile application "Signal in Libras", and the questions that guided the research were: Is the didactic resource in line with the school curriculum and the requirements of the National Curricular Common Base (BNCC)? And how can it be used as support by the educator? Can the school deficit index of the deaf student be a reflection of the lack of didactic resources? How can ICTs contribute to this change? Being a qualitative research, classified as procedures as a case study. The data were obtained through interviews with Biology teachers (02), interpreters (04) and deaf students (04). The results obtained through the research revealed that the greatest learning difficulties in Biology are related to the difficulty of understanding the signs of biological terminologies, nomenclatures, didactic materials for limited Libras. The application was evaluated regarding the contributions to the teaching / learning process, the data showed that the Libras Signal is an important tool that can be used in the classroom, both by biology teachers, as well as by students and interpreters. Thus, it is important to highlight the importance of using technologies aimed at the inclusion process of deaf students in Biology classes, such as the Libras Signal. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Educação inclusiva Tecnologias Libras Metodologias Inclusive education Technologies Pounds Methodologies |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
Appears in Collections: | Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA |
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