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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará
metadata.dc.creator: MELO, Rosane Barros de
metadata.dc.contributor.advisor1: DUARTE, Raimunda Dias
Issue Date: 4-Oct-2021
Citation: MELO, Rosane Barros de. A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3746. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um estudo histórico e linguístico que tem como tema A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará. No estudo, são analisados dois compêndios: a Primeira Grammatica da Infancia, de Vilhena Alves, e a Gramática Primária da Língua Portuguesa, de Paulino de Brito. As duas gramáticas foram produzidas no final do século XIX no estado do Pará. As obras foram aprovadas para uso das escolas primárias do Estado. O objetivo geral da investigação é compreender o processo de gramatização brasileira do português no Pará. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos como objetivos específicos: entender o processo de gramatização no Brasil, entender a importância de autores de gramáticas primárias paraenses para a história da educação na Amazônia e analisar as principais características físicas e pedagógicas das duas gramáticas citadas. O método usado é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os principais teóricos que fundamentam a pesquisa são: Auroux (1992), Orlandi (2001), Fávero e Molina (2006), Fávero (2000), Colombat; Fournier; Puech (2017) e Moreira (1979). O estudo sobre o processo de gramatização do Português no Pará é profícuo em razão do grande volume de gramáticas produzidas no estado no final do século XIX e início do século XX. A análise das duas gramáticas revelou que tanto Vilhena Alves quanto Paulino de Brito trazem importantes contribuições para o processo de gramatização brasileira do Português no Pará, pois já apresentam marcas da corrente científica, sobretudo Paulino de Brito, que analisa criticamente fatos da língua à luz da gramática comparativa.
Abstract: This work is a historical and linguistic study whose subject is The characterization of Pará grammars in the context of Brazilian grammatization of Portuguese in Pará. In the study, are analysed two compendiums: Primeira Grammatica da Infancia, by Vilhena Alves, and Gramática Primária da Língua Portuguesa, by Paulino de Brito. The two grammars were produced in the late nineteenth century in the state of Pará. The works were approved for use by the state’s primary schools. Thus, the general objective of the investigation is to understand the Brazilian grammatization process of Portuguese in Pará. To achieved objective, we established as the specific objectives, understand the grammatization process in Brazil, to understand the importance of authors of primary grammars from Pará for the history of education in the Amazon, and analyze the main physical and pedagogical characteristics of two Pará grammars of the late nineteenth century. The method used is bibliographic search and document search. The main theoreticians of the research are: Auroux (1992), Orlandi (2001), Fávero and Molina (2006), Fávero (2000), Colombat; Fournier; Puech (2017) and Moreira (1979). The Brazilian grammatization process of Portuguese in Pará is fruitful due to the large volume of grammars produced in the state in the late 19th and early 20th centuries. The analysis of the two grammars revealed that both Vilhena Alves and Paulino de Brito bring important contributions to the Brazilian grammatization process of Portuguese in Pará, because already present marks of the scientific current, especially Paulino de Brito, who critically analyzes facts of the language in the light of comparative grammar.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: História do livro escolar
Processo de gramatização
Gramáticas
Autores paraenses
School book history
Grammatization process
Grammars
Authors from Pará
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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