Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3738
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam
metadata.dc.creator: TELES, Izabel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3889-687X
Issue Date: 18-Oct-2021
Citation: TELES, Izabel dos Santos. Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam. Orientadora: Patrícia Sousa Almeida de Macedo. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3738. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a argumentação, quando as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter se filiam ao movimento virtual representado pela hashtag vidasnegrasimportam. Adotamos, como base teórica sobre argumentação, a Análise da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy, e como base sobre hipertextualidade e sobre hashtag, as contribuições de Ingedore Koch e de Alves Filho et al., entre outros autores que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Para a análise, foram escolhidas oito publicações, entre posts e tuítes, a fim de verificarmos como diferentes textos convergem no sentido de se identificarem antirracistas. Os resultados indicam que a argumentatividade empreendida pelo recurso da hashtag é caracterizada, principalmente, por uma diluição de argumentos operada pela multiplicidade de temas abordados nesses textos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Hipertextualidade
Argumentação no discurso
Hashtag
Movimento - Vidas negras importam
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseTextualArgumentatividade.pdf760,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons