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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
metadata.dc.creator: VELOSO, Eleilza da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Osvaldo dos Santos
Issue Date: 21-Jun-2021
Citation: VELOSO, Eleilza da Costa. Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3730. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata de atividades desenvolvidas para introduzir conceitos de Geometria para alunos da Educação Infantil. Nosso interesse pela temática se deu a partir da compreensão de que os conceitos matemáticos não são trabalhados como alfabetização matemática, devido a fatores como: falta de compreensão dos professores e inadequação dos materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos introduzir os conceitos de igualdade e semelhança a partir do desenvolvimento das percepções visual e tátil, na manipulação de objetos geométricos e do cotidiano. Assim temos como objetivo: relacionar as estruturas das formas geométricas e sua nomenclatura, com as formas e nomes dos objetos do cotidiano, para introduzir os conceitos de classificação e comparação, com ênfase no desenvolvimento da percepção visual, tátil e cultural, através do uso da caixa tátil, como recurso didático. Para fundamentar nossas conjecturas quanto ao processo de aprendizagem, vamos trabalhar as teorias da cognição, as relações desenvolvidas pelos alunos para assimilar os elementos do cotidiano e suas interações sociais. Como desdobramento metodológico utilizaremos materiais compostos de miriti para introduzir os elementos culturais nas atividades escolares. Como resultados desse trabalho, esperamos contribuir para o desenvolvimento sensorial dos alunos e suas percepções geométricas dos espaços e utensílios do cotidiano.
Abstract: This work deals with activities developed to introduce Geometry concepts to Early Childhood Education students. Our interest in the subject was based on the understanding that mathematical concepts are not used as mathematical literacy, due to factors such as: lack of understanding by teachers and inadequacy of teaching materials. In this sense, we aim to introduce the concepts of equality and similarity from the development of visual and tactile perceptions, in the manipulation of geometric and everyday objects. Thus, our objective is: to relate the structures of geometric shapes and their nomenclature, with the shapes and names of everyday objects, to introduce the concepts of classification and comparison, with an emphasis on the development of visual, tactile and cultural perception, through the use of tactile box, as a didactic resource. To support our conjectures about the learning process, we will work on theories of cognition, the relationships developed by students to assimilate everyday elements and their social interactions. As a methodological development, we will use materials composed of miriti to introduce cultural elements into school activities. As a result of this work, we hope to contribute to the sensory development of students and their geometric perceptions of everyday spaces and utensils.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Alfabetização
Matemática
Igualdade e Semelhança
Formas geométricas
Mathematica
Literacy
Equality and Similarity
Geometric shapes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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