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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina nas escolas Santa Clara e Ascendendo as luzes (CEPAL), no município de Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: FERREIRA, Müller Júnior Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
Issue Date: 5-Mar-2021
Citation: FERREIRA, Müller Júnior Sousa. O processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina nas escolas Santa Clara e Ascendendo as luzes (CEPAL), no município de Abaetetuba-PA. Orientador: Eliana Pojo Toutonge. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3729. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo discutir o processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina, com ênfase as condições de interação, desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, tomamos como lócus duas escolas do munícipio de Abaetetuba-Pará, que atendem alunos com essa malformação, com vistas a processos educativos e de inclusão nessas escolas. A pesquisa de cunho qualitativo, abarcou a coleta de dados a partir de observações e entrevistas junto de educadores, pais e estudantes. Também, foi útil ao debate a minha própria história de vida, pois sou acometido de fissura labiopalatina. No referencial teórico foram aprofundando questões da inclusão, formação docente, fissura labiopalatina tomando autores, tais como Aranha (1995; 2000; 2001), Arroyo (2015; 2017), Buffa (2009), Freire (2016), Gadotti (2007), Louro (2014), Mantoan (2003; 2013), (Silva (2018), Stainback (1999). Após a análise dos dados, os resultados obtidos apontam que a pessoa com fissura labiopalatina vivência em seu processo educativo escolar situações particulares que a depender da escola sente-se mais observado e acolhido nesse ambiente. Ressoa, assim aspectos peculiares com tendência para a invisibilidade de sua vida, em plenitude.
Abstract: This study aims to discuss the inclusion process of children with cleft lip and palate, with emphasis on the conditions of interaction, development and learning. For this, we take as a locus two schools in the municipality of Abaetetuba-Pará, which serve students with this malformation, with a view to educational and inclusion processes in these schools. The qualitative research included data collection based on observations and interviews with educators, parents and students. Also, my own life story was useful for the debate, as I have a cleft lip and palate. In the theoretical framework, issues of inclusion, teacher training, cleft lip and palate were taken further by authors, such as Aranha (1995; 2000; 2001), Arroyo (2015; 2017), Buffa (2009), Freire (2016), Gadotti (2007), Louro (2014), Mantoan (2003; 2013), (Silva (2018), Stainback (1999). After analyzing the data, the results obtained point out that the person with cleft lip and palate experiences in their school educational process particular situations that depend on at school he feels more observed and welcomed in this environment, which resonates with peculiar aspects with a tendency towards the invisibility of his life, in fullness.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação inclusiva
Fissura labiopalatina
Aprendizagem
Inclusive education
Cleft lip and palate
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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