Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3727
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
metadata.dc.creator: CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Jonata Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8700-8344
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva. Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil. Orientador: Jonata Souza de Lima. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3727. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.
Abstract: The toy library is one of the institutionalized spaces in early childhood education, but this place is underutilized or it is not fully understood in pedagogical practice. Therefore, this article aims to discuss the importance of the toy library pointing out all its potentialities in early childhood education. Problematizing the relevance of this space for students and whether there is a need for the toy library to be inserted in all institutions focused on early childhood education. As a methodology, field research was carried out with a view to a toy library in a municipal school in Altamira – Pará and semi-structured interviews with pedagogues working in this space. The results point to a construction of pedagogical practices that are increasingly consistent with the potential of the toy library and a broad appreciation of playfulness. The conclusions infer the need for greater use of this space to improve early childhood education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: brinquedoteca
prática pedagógica
ludicidade
educação infantil
toy library
pedagogical practice
playfullness
child education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesenvolvendoBrincadeiraBrinquedoteca.pdf568,38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons