Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3721
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
metadata.dc.creator: SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
Issue Date: 4-Jun-2021
Citation: SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos. Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3721. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata de um estudo documental sobre o Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA, discutindo sobre sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história. Como objetivo temos a refletir sobre a noção de sustentabilidade presente no componente curricular História do Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA e analisar se os conhecimentos selecionados contribuem para a formação da consciência ambiental no ensino fundamental. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitado, como: Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). Como resultados, pudemos identificar e inferir que: 1 - o conteúdo sobre sustentabilidade do componente curricular História do DCMA destinado ao ensino fundamental, é limitado pois há um único conteúdo a ser trabalhado do 1o ao 5o ano, 2 - esse conteúdo sobre sustentatibilidade não parece ser suficiente para a real conscientização sobre o meio ambiente, 3 - o projeto formativo precisa tomar como centro as experiências escolares que envolvem o conhecimento escolar, visando a sustentabilidade e a consciência ambiental, de modo a resguardar a sociedade e o meio ambiente.
Abstract: The present work is a documental study about the Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA, discussing sustainability and the formation of the environmental conscience present in the history curriculum component. The objective is to reflect on the notion of sustainability present in the curriculum component History of the Curriculum Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA and analyze whether the selected knowledge contributes to the formation of environmental awareness in elementary school. As a theoretical guideline for the construction of this work, authors who deal with themes adjacent to what was explained were used, such as Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). As a result, we were able to identify and infer that: 1 - the content on the sustainability of the DCMA History curriculum component for elementary education is limited because there is only one content to be worked on from the 1st to the 5th year, 2 - this content on sustainability does not seem to be enough for real awareness of the environment, 3 - the training project needs to focus on school experiences that involve school knowledge, aiming at sustainability and environmental awareness, to protect society and the environment.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Sustentabilidade
Política curricular
Consciência ambiental
Documento Curricular do Município de Abaetetuba (DCMA)
Componente curricular história
Sustainability
Curriculum policy
Environmental awareness
Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba (DCMA)
History
Curriculum component
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DocumentoCurricularMunicipio.pdf534,52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons