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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: “Do campo, das águas e das florestas”: uma análise da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba e de seus egressos, 2011-2015
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Ana Paula da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Deusa Maria de
Issue Date: 15-Jun-2021
Citation: GONÇALVES, Ana Paula da Cunha. “Do campo, das águas e das florestas”: uma análise da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba e de seus egressos, 2011-2015. Orientador: Deusa Maria de Sousa. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Sociais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3717. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho faz uma análise do curso de Educação do Campo e de egressos desta licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e assim, falar sobre o processo histórico da educação do campo no Brasil, no que concerne os processos de lutas na perspectiva de que o campo tenha uma educação que englobe as suas demandas. Discute de que maneira o curso de Educação do Campo passou a ganhar visibilidade enquanto graduação no Estado do Pará, em especifico na UFPA - Campus de Abaetetuba, voltada prioritariamente a formar sujeitos oriundos do campo, águas e florestas. No processo de investigação participaram 55 (cinquenta e cinco) egressos do curso das turmas de 2011 a 2015. De forma geral, o objetivo deste trabalho é conhecer as possibilidades e contribuições para o campo da formação acadêmica e preparação docente de egressos. Os demais objetivos buscam identificar as abordagens sobre o processo histórico do curso de Educação do Campo; investigar as ocupações e inserções dos egressos de diferentes anos; e analisar quais foram suas reais dificuldades durante o curso e depois que concluíram a graduação. Como base teórica foram utilizados estudos relacionados à história da educação do campo no Brasil de autores como: Silva (2017), Leite (1999), Souza (2006) e outros. Foi utilizado ainda, para o desenvolvimento desta pesquisa, autores que abordam o processo de criação do Curso de Educação do Campo no Estado do Pará, como: Hage (2015), Molina (2014), Pereira (2019) etc, bem como estudos sobre a empregabilidade de egressos da licenciatura abordada por: Brito e Molina (2016), Sopelsa et al (2012), Arroyo (2007) entre outros. A pesquisa é embasada na metodologia qualitativa e para coleta de dados utilizou-se de questionário semiestruturado e os dados obtidos foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa. Neste estudo, os egressos expressaram a importância do curso de Educação do Campo como uma licenciatura promissora para a formação de sujeitos do campo; entretanto, sugerem melhorias no que diz respeito à oferta do curso (disciplinas específicas de acordo com a ênfase do curso e professores comprometidos com mesmo) e manifestam suas insatisfações atreladas ao processo de empregabilidade, que está diretamente relacionada à falta de vagas específicas para essa formação acadêmica, bem como, a realização de concursos públicos.
Abstract: The present work analyzes the Rural Education course and graduates of this degree at the Federal University of Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba and thus talks about the historical process of rural education in Brazil, regarding the processes of struggles in the perspective that the field has an education that encompasses its demands. It discusses how the Countryside Education course started to gain as a graduation in the State of Pará, specifically at UFPA - Campus de Abaetetuba, aimed primarily at training subjects from the countryside, waters and forests. In the investigation process, 55 (fifty-five) graduates from the course of the classes from 2011 to 2015 participated. In general, the objective of this work is to know the possibilities and contributions to the field of academic training and teacher preparation for graduates. The other objectives seek to identify approaches to the historical process of the Rural Education course; investigate how occupations and insertions of graduates from different years; and we analyzed what their real difficulties were during the course and after they graduated. As a theoretical basis, studies related to the history of rural education in Brazil by authors such as: Silva (2017), Leite (1999), Souza (2006) and others were used. For the development of this research, authors who address the process of creating the Countryside Education Course in the State of Pará were also used, such as: Hage (2015), Molina (2014), Pereira (2019) etc, as well as studies on the employability of graduates addressed by: Brito and Molina (2016), Sopelsa et al (2012), Arroyo (2007) among others. The research is based on qualitative methodology and for data collection it uses a semi-structured questionnaire and data released from a quantitative approach. In this study, the graduates expressed the importance of the Rural Education course as a promising degree for the training of rural subjects; however, improvements with regard to the course offer (specific subjects according to the emphasis of the course and teachers committed to it) and manifest their dissatisfaction linked to the employability process, which is directly related to the lack of specific vacancies for this training academic, as well as the holding of public examinations.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Concursos públicos
Empregabilidade
Formação acadêmica
Sujeitos do campo
Public tenders
Employability
Academic education
Field subjects
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

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