Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LOBATO, Vívian da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153247121237657pt_BR
dc.creatorALMADA, Damiana Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3498817522589980pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T19:55:45Z-
dc.date.available2021-12-30T19:55:45Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationALMADA, Damiana Gonçalves de. A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar. Orientadora: Vivian da Silva Lobato. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper, in its proposal, has as its theme: Playfulness in Early Childhood Education: Contributions of the toy as a resource in pre-school learning, which seeks to highlight the toy as to its scientificity and which can greatly contribute to the development learning for children aged 4 to 6 years, globally. Such research is of a bibliographic nature, bringing the focus of authors, a reference in the field of Early Childhood Education to discuss toy education and its contributions to teaching within early childhood schools, specifically preschool. In the general objective of this work, we prepare to analyze the scientific status attributed to the toy for the learning of preschool children, highlighting the main studies of the theorists who discuss it. The methodological procedures are based mainly on authors such as: Marta Kohl de Oliveira (1997), Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), and Maria Cristina Rau (2011). However, it is concluded that the toy despite all theoretical importance, in practice has not yet achieved such importance. It appears that the importance of toys can only be recognized if teachers invest in their training, giving up “guessing” and paradigmatic visions in relation to this resource that is part of the children's universe.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso em sua proposta, traz como tema: A ludicidade na Educação Infantil: Contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar, que busca evidenciar o brinquedo quanto a sua cientificidade e que muito pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado da criança de 4 a 6 anos, de forma global. Tal pesquisa, é de cunho bibliográfico, trazendo o enfoque de autores, referência no campo da Educação Infantil para assim discutirem a relevância do brinquedo e suas contribuições para o aprendizado dentro das escolas de educação infantil, especificamente a pré-escola. No objetivo geral deste trabalho, procurou-se analisar o status científico atribuído ao brinquedo para o aprendizado de crianças pré-escolares, destacando os principais estudos dos teóricos que o discutem. Os procedimentos metodológicos se assentam, principalmente, em autores como: Marta Kohl de Oliveira (1997) Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), e Maria Cristina Rau (2011). Porém, conclui-se que o brinquedo apesar de toda importância teórica, na prática ainda não conquistou tal importância. Depreende-se que tal a importância do brinquedo, só poderá ser reconhecida se os professores investirem em sua formação, abdicando de “achismos” e visões paradigmáticas em relação a este recurso que faz parte do universo infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edinilma Ferreira (edinilmas@ufpa.br) on 2021-09-28T18:40:33Z No. of bitstreams: 5 TCC_LudicidadeEducacaoInfantil.pdf: 549629 bytes, checksum: f57bb8309c962f0e71e36cccee31771e (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva (lucianess@ufpa.br) on 2021-12-30T19:55:45Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_LudicidadeEducacaoInfantil.pdf: 549629 bytes, checksum: f57bb8309c962f0e71e36cccee31771e (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-30T19:55:45Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_LudicidadeEducacaoInfantil.pdf: 549629 bytes, checksum: f57bb8309c962f0e71e36cccee31771e (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectToypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicidadeEducacaoInfantil.pdf536,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons