Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
metadata.dc.creator: SILVA, Edilza da Silva Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: CLAUDINO, Livio Sergio Dias
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1261-1533
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: SILVA, Edilza da Silva Souza. A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local. Orientador: Livio Sergio Dias Claudino. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, tendo por metodologia revisão bibliográfica e trabalho de campo, com aplicação de questionários diretamente aos agentes envolvidos com o programa. Como principais resultados, identificou-se que foi aplicado os 30% dos repasses financeiros destinado a compra dos gêneros advindos da agricultura familiar em 2018, fornecidos por uma associação local e uma cooperativa localizada no município de Capanema, Pará. A entidade executora não encontra dificuldades para aquisição de gêneros da agricultura familiar, já os fornecedores relatam limitações relacionadas à baixa frequência de aquisição, problemas com as hortaliças, entre outras. Em comum, há otimismo em relação à continuidade do programa e a certeza de que o mesmo é relevante tanto no âmbito das escolas quanto para os agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento local.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Keywords: Política pública
Educação
Lei 11.947/2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ParticipacaoAgriculturaFamiliar.pdf583,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons