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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: História de vida de uma parteira numa comunidade rural do município de Acará – Pará: entre saberes e práticas tradicionais
metadata.dc.creator: CASTRO, Eliane Lacerda
metadata.dc.contributor.advisor1: GOMES, Jones da Silva
Issue Date: 26-Nov-2019
Citation: CASTRO, Eliane Lacerda. História de vida de uma parteira numa comunidade rural do município de Acará – Pará: entre saberes e práticas tradicionais. Orientador: Jones da Silva Gomes. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3704. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia constitui estudo descritivo de caráter qualitativo, considerando a história de vida como caminho metodológico para apreensão de uma temática sempre atual que seja as das práticas tradicionais e sua importância para uma educação do campo inserida as novas modalidades e exigências do conhecimento. Saltam aos olhos trabalhos relevantes como de Michael Pollak (1992), Maria da Glória Gohn (2006), Iraci de Carvalho Barroso (2001), Gissele Silva (2006), Maria Cecília Minayo (2004), e tantos outros. Desenvolvidas ao longo de gerações nos campos e cidades das mais diversas sociedades; as práticas tradicionais são aqueles conjuntos de crenças, saberes, fazeres que detenham sujeitos em seu tempo histórico e social, e, sobre o qual, produzem-se formas de experiências que de todo, influenciam a vida de uma comunidade. Este estudo permite adentrarmos nas práticas de uma parteira da Comunidade Santíssima Trindade, Acará, Brasil, com o objetivo de relatar sua trajetória como parte de outras histórias, a partir da prática do parto na comunidade, e, que a colocam no âmbito de portadora de saberes e memórias reconhecidamente importantes para aqueles moradores. Neste sentido, optou-se por entrevistas semi-estruturadas, observação participante e a conversação com a referida parteira, no intuito de compreendermos suas histórias, como elemento de historicidade que permita pensarmos uma educação não formal inserida aos conhecimentos presentes ou não nas Escolas do Campo. Por isso, dividimos o texto em três capítulos (1- Parteiras e Benzedeira: Uma abordagem acerca do saber tradicional; 2- História de Vida de uma Parteira tradicional na comunidade Santíssima Trindade no município de Acará e 3- Os Saberes e Práticas do Partejar: Aprendendo e Ensinando). Os resultados expõem a história de vida de uma única parteira e suas histórias de vida na comunidade Santíssima Trindade, destacando-a como detentora de um rico e complexo saber sobre saúde e medicina popular das comunidades onde atuava. Portanto, a pesquisa nos conduziu para análises destes saberes, bem como, das práticas exercidas até hoje; tais relatos e experiências desafiaram-me, enquanto discente do curso de Licenciatura em educação do campo a pensar as técnicas envolvidas no parto como saberes validos, e, vinculados à promoção da saúde nas comunidades rurais da Amazônia.
Abstract: This monograph constitutes a descriptive study of qualitative character, considering the life history as a methodological way to apprehend an ever current theme that is that of traditional practices and its importance for a field education inserted the new modalities and requirements of knowledge. Relevant works such as Michael Pollak (1992), Maria da Gloria Gohn (2006), Iraci de Carvalho Barroso (2001), Gissele Silva (2006), Maria Cecília Minayo (2004), and many others are striking. Developed over generations in the fields and cities of the most diverse societies; traditional practices are those sets of beliefs, knowledge, and actions that hold subjects in their historical and social time, and upon which forms of experiences are produced which in all influence the life of a community. This study allows us to enter the practices of a midwife of the Holy Trinity Community, Acará, Brazil, with the objective of reporting her trajectory as part of other histories, from the practice of childbirth in the community, and which place her in the ambit of bearer of knowledge and memories admittedly important to those residents. In this sense, we opted for semi-structured interviews, participant observation and conversation with the midwife, in order to understand their stories, as an element of historicity that allows us to think of a non-formal education inserted into the knowledge present or not in the School Schools. . Therefore, we divided the text into three chapters (1- Midwives and Benzedeira: An Approach to Traditional Knowledge; 2- Life Story of a Traditional Midwife in the Holy Trinity Community in Acará County; and 3- The Knowledge and Practices of Partire: Learning and Teaching). The results expose the life story of a single midwife and her life stories in the Holy Trinity community, highlighting her as having a rich and complex knowledge about health and folk medicine in the communities where she worked. Therefore, the research led us to analyze this knowledge, as well as, the practices exercised until today; These reports and experiences challenged me as a student of the degree course in rural education to think of the techniques involved in childbirth as valid knowledge, and linked to health promotion in the rural communities of the Amazon.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
Keywords: Parteira - Benzedeira
Memória
Conhecimentos
Saberes e Práticas tradicionais
Midwife - Benzedeira
Memory
Knowledge
Knowledge traditional practices
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

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