Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3702
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA
metadata.dc.creator: ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor1: ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de. A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA. Orientadora: Mariza Fellipe Assunção. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3702. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa discorre sobre a docência e organização do trabalho de uma professora em uma escola multisseriada situada no espaço campesino em uma área ribeirinha no município de Acará (PA), visando quais práticas esta utiliza para desenvolver o trabalho docente e se há relação com o contexto local, fazendo uma análise sobre a educação almejada para o campo, visto que a Organização do Trabalho Docente é uma ferramenta indispensável para ordenar os trabalhos a serem realizados na escola numa perspectiva de alcançar os objetivos pretendidos. É uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas da docente em sala de aula bem como a relação entre educadora e educandos. Os enlaces da pesquisa apontam uma prática docente diferenciada que abarca os sujeitos daquela localidade, incorporando ao currículo seus modos de ser e viver. Haja vista, a importância de analisar como ocorre o ensino na classe multisseriada, levando em consideração a realidade cotidiana dos alunos, assim como verificar as metodologias utilizadas para aquisição do ensino e aprendizagem desses educandos. É necessário compreender que o ensino em classes multisseriadas busca manter a identidade cultural e autonomia que existe entre os sujeitos que ocupam aqueles espaços. Para embasar teoricamente nossos escritos, buscamos alguns autores que nos foram apresentados ao longo da formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, são eles: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) e outros.
Abstract: This research discusses the Teaching and Work Organization of a teacher in a multi-grade school located in the peasant space in a riverside area of Acará (PA), aiming at what practices she uses to develop the teaching work and if there is any relation with the local context, making an analysis about the education aimed at the field, since the Organization of Teaching Work is an indispensable tool to order the works to be done in the school in order to reach the intended objectives. It is an empirical and bibliographical research, which incorporated, besides theoretical references related to the theme, observations of the teacher's practices in the classroom as well as the relationship between educator and students. The research links point to a differentiated teaching practice that encompasses the subjects of that locality and the local culture, incorporating their ways of being and living in the curriculum. Considering the importance of analyzing how teaching occurs in the multi-grade class, taking into account the daily reality of students, as well as verify the methodologies used to acquire the teaching and learning of these students. It is necessary to understand that teaching in multigrade classes seeks to maintain the cultural identity and autonomy that exists between the subjects who occupy those spaces. To theoretically support our writings, we sought some authors who were introduced to us during the formation of the Degree Course in Rural Education, they are: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) and others.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação do campo
Docência e Organização do trabalho
Multissérie
Rural Education
Teaching and Work Organization
Multiseries
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DocenciaOrganizacaoTrabalho.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons