Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/37
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel do bibliotecário na formação de leitores na biblioteca escolar
metadata.dc.creator: PIMENTA, Míriam Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: REDIGOLO, Franciele Marques
Issue Date: 2016
Citation: PIMENTA, Míriam Cunha. O papel do bibliotecário na formação de leitores na biblioteca escolar. Orientadora: Franciele Marques Redigolo. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/37. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem a obstinação de investigar o papel do Bibliotecário no âmbito da Biblioteca Escolar e como este utiliza suas competências para o incentivo a leitura. Aborda de forma sucinta o perfil Bibliotecário Escolar como um mediador de informação, onde este tem uma grande importância na formação literária do usuário da Biblioteca Escolar. O objetivo principal deste trabalho é ter a compreensão do papel do bibliotecário escolar onde a abordagem desta pesquisa pretendeu através de um trabalho de campo entre duas Bibliotecas Escolares uma pública e outra privada fazer um estudo comparativo onde foi analisado as diferenças entre as duas por meio de um questionário para os usuários e outro para os gestores de ambas as bibliotecas que tinham como objetivo alcançar resultados de em relação ao incentivo a leitura e novas abordagens tais como o uso de Redes Sociais e a promoção de E-Books no local. Os resultados obtidos apontaram ainda variadas divergências entre as Bibliotecas, mas que no geral mostrou que as Bibliotecas Escolares Brasileiras precisam de muitas melhoras e o perfil do Bibliotecário para esse espaço ainda tem que ser muito trabalhado.
Abstract: This work has the obstinacy to investigate the role of the librarian as part of the school library and how it uses its powers to encourage reading. Addresses of the School Librarian profile and succinctly as a mediator of information where this is of great importance in the literary user training of the School Library. The main objective of this work is to have an understanding of the school librarian role the approach of this research sought through fieldwork between two school libraries one public and one private make a comparative study which was analyzed the differences between the two by means of a questionnaire for users and one for the managers of both libraries They aimed to achieve results with regard to encouraging reading and new approaches such as the use of social networks and the promotion of E-Books on site. The results also indicated various differences between the libraries, but in general showed that the Brazilian school libraries need many improvements and Librarian profile for that space has yet to be worked hard.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecas escolares
Incentivo à leitura
Bibliotecários - Perfil profissional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PapelBibliotecarioFormacao.pdf2,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons