Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3695
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O sistema de organização modular de ensino e a educação do campo na ótica dos gestores
metadata.dc.creator: SANTOS, Gesiele Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: SANTOS, Gesiele Silva dos. O sistema de organização modular de ensino e a educação do campo na ótica dos gestores. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3695. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho apresentaremos o Sistema de Organização Modular de Ensino – Some e a Educação do Campo na ótica dos Gestores. A pesquisa foi realizada na Comunidade de Nova Aliança no Município de Acará-PA. Contaremos desde o surgimento do SOME até ao contexto da comunidade estudada a fim de conhecer a realidade da educação que tem chegado ao campo. O objetivo geral deste trabalho é analisar o SOME desde a concepção de campo e identificar o seu papel na formação dos alunos verificando a didática do SOME e sua contextualização com a realidade do campo. A metodologia utilizada se deu através de entrevistas qualitativa e aplicação de questionário com os gestores das duas instituições sendo uma da Cidade responsável pelo gerenciamento do SOME á nível de município e outra do campo além de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram a realidade da educação na escola de nova aliança apontando o sistema modular como uma oportunidade aos alunos do campo de permanecerem em seu local de origem e que este dá novas perspectivas de vida a esses alunos tendo contribuído na sua formação, já relacionado a educação do campo ainda não se vê a contextualização com a realidade de seus sujeitos que fortaleça a sua identidade pela valorização da Educação do Campo.
Abstract: In this paper we present the Modular Education Organization System – SOME teaching and the field education in the optics of managers. The research was conducted at the Nova Aliança Community in the municipality of Acará Pará. We will tell from the emergence of SOME to the context of the community studied in order to know the reality of education that has come to the field. The general objective of this work is to analyze SOME from the field conception and to identify its role in the students formation, checking the didactics of SOME and its contextualization with the reality of the field. The methodology used was through interviews and questionnaire with the managers of the two institutions, one from the city responsible for the management of SOME at the municipality level and the other from the countryside, as well as a literature review. The results showed the reality of education in Nova Aliança school pointing the modular system as an opportunity for students in the field to stay in their place of origin and that it gives new life perspectives to these students having contributed to their education, already related to education. From the field, the contextualization with the reality of its subjects that strengthens their identity through the valorization of the Rural Education is not yet seen.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Sistema de organização modular de ensino
Educação do campo
Nova aliança
Modular teaching organization system
Rural education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SistemaOrganizacaoModular.pdf390,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons