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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down
metadata.dc.creator: ROCHA, Danielle Souza da Paixão
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
Issue Date: 2018
Citation: ROCHA, Danielle Souza da Paixão. A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3694. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.
Abstract: This Course Conclusion Work (TCC) aims to understand the relationship between parental stress and schooling in families of children with Down Syndrome (DS), comprising two studies in the form of a scientific article. The first study deals with issues related to parental stress and was developed from a literature review, aiming to understand the main focuses of parental stress in caregivers of children with DS and to identify the main caregivers of these children. An exploratory research with a qualitative approach was carried out, using five empirical articles published as of 2006 as a theoretical framework. The result showed that parental stress is related to three important factors - disability, child development and the role of the caregiver . Among the main focuses are the impact of the diagnosis, fear of discrimination and prejudice, the child's lack of autonomy, the caregiver's emotional burden, concern with sexuality, fathers with low levels of education, mothers who cannot work and older children. The articles used for the survey identified mothers as the main caregiver. The second research aimed to understand how maternal perception can interfere in the schooling process of a child with Down Syndrome, taking into account the occurrence of parental stress. This was a descriptive case study with a qualitative approach carried out with a mother of a school-aged girl with DS, in city ​​of Altamira-Pará-Brasil. In the case studied, the results showed that the mother had a positive perception in the context of the birth of a daughter with DS, as well as in her school initiation process, fundamentally by showing low characteristics relevant to parental stress, typical in most families of children with disabilities. It is concluded that the level of parental stress can have a positive or negative relationship in the schooling process of children with DS. Thus, it is possible to state that lower levels of stress experienced by families facilitate the schooling process of children with DS, mainly because less stressed parents have greater belief in the development potential of these children and encourage their attendance at school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Educação Especial
Síndrome de Down
Estresse Parental
Escolarização
Special Education
Down's syndrome
Parental Stress
Schooling
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

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