Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
metadata.dc.creator: GOIS, Luciana Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
Issue Date: 30-May-2018
Citation: GOIS, Luciana Ferreira. Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.
Abstract: The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this work we will address the theme "Inclusive education of children with disabilities in the rural area (vicinal 10) of the Municipality of Brasil Novo - Pará", because it is understood that this community has many children and adolescents with disabilities, and both are outside of school space, even though some are enrolled, do not attend school and families have not bothered to take them. The work evaluates a bibliographical methodology and a field research in the community of Km 10, including four parents of children with disabilities and four teachers, all participants of the research come from the Vicinal community of km 10, the field research includes questionnaires with questions both for parents as well as teachers. The goal is to describe why children with disabilities are out of school. The research findings conclude why the parents and the school have not worked hard to get children involved in the school context, both are knowledgeable about the rights of the disabled in that community.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Inclusão
Pessoas com Deficiência
Educação
Comunidade
Inclusion
Disabled people
Education
Community
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoInclusivaCriancas.pdf495,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons