Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3687
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA
metadata.dc.creator: SOUSA, Maria Eliane Evangelista de
metadata.dc.contributor.advisor1: CHAVES, Sérgio Wellington Freire
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
Issue Date: 12-Mar-2018
Citation: SOUSA, Maria Eliane Evangelista de. Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3687. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute sobre processo de alfabetização e letramento com objetivo de analisar as práticas de letramento para formação leitora na Escola Municipal Waldir Ribeiro de Almeida. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo com 05 professores em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento – PA. Os resultados apontam a importância da leitura uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação na formação do indivíduo, com isso exige que sejam promovidas metodologias de ensino que estimule o prazer da leitura para construção da escrita. O estudo remete-se de forma conclusiva, a prática da leitura para formação do indivíduo contribui na construção de hábitos permanentes evidenciando-se, o quanto a leitura pode ser uma grande aliada no processo de alfabetização e letramento. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da leitura em turmas do 1º ano do ensino fundamental no cotidiano escolar como forma de transformação social.
Abstract: This paper discusses the process of literacy and literacy with the objective of analyzing literacy practices for reading formation at Waldir Ribeiro de Almeida Municipal School. For this, a bibliographical and field research was carried out with 05 teachers in the 1st year of elementary school in the Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida in Novo Repartimento - PA. The results point out the importance of reading an enriching source of knowledge and information in the formation of the individual, with this requires that teaching methodologies that stimulate the pleasure of reading to construct writing be promoted. The study is conclusive, the practice of reading for the formation of the individual contributes to the construction of permanent habits, showing how reading can be a great ally in the process of literacy and literacy. It is known that children are fascinated by stories and that these favor their cognitive, intellectual, emotional and social development. The purpose of this study was to confirm the need for reading in first-year classes in elementary school as a form of social transformation.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Alfabetização
Leitura
Letramento
Métodos de Ensino
Literacy
Reading
Literature
Teaching methods
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasLetramentoProcesso.pdf566,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons