Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3685
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da família na educação infantil: um estudo de caso na EMEI Irmã Dulce
metadata.dc.creator: MELO, Marinune dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisor1: BUSSIOLI, Thereza de Fátima
Issue Date: 2018
Citation: MELO, Marinune dos Anjos. A importância da família na educação infantil: um estudo de caso na EMEI Irmã Dulce. Orientadora: Thereza de Fátima Bussioli. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3685. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Objetiva-se a partir deste trabalho abordar sobre a importância da Integração Escola-Família no Processo ensino aprendizagem visando buscar uma educação de qualidade, pois é em seu lar que a criança experimenta o primeiro contato social de sua vida, convivendo com sua família e os entes queridos, também pode se observar que com a presença da família no contexto escolar, poderá ajudar no processo de aprendizagem da criança. Tendo como principais objetivos, compreender como se dá a participação da família no aprendizado escolar da criança, verificar a participação da família na vida escolar das crianças; identificar de que forma as famílias participam da vida escolar das crianças; investigando se no Projeto Político Pedagógico da escola há preocupação da relação com a Família Haja vista que a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais. É notório que para se ter uma boa prática é necessária que o professor mantenha sempre atualizado, pesquisando, estudando, pois os alunos precisam de soluções para os problemas dos ensinos atuais, no período de realização do estágio foram momentos, ricos e importantes vivenciados em um contexto na sala de aula, fazendo uma relação dialética entre a teoria e a prática. Também durante a construção deste trabalho na pesquisa de campo, foram desenvolvidas atividades dinâmicas e prazerosas, estimulado os pais a participarem mais no processo de ensino e aprendizagem através de atividades lúdicas, proporcionando aos pais diversas estratégias educativas, algumas vezes desafiadoras, visando compreenderem melhor cada um, respeitando os limites
Abstract: The objective of this work is to discuss the importance of School-Family Integration in the process of teaching learning in order to achieve a quality education, since it is in the home that the child experiences the first social contact of his life, living with his family and loved ones, it can also be observed that with the presence of the family in the school context, it can help in the learning process of the child. Having as main objectives, to understand how the participation of the family occurs in the school learning of the child, verifying the participation of the family in the school life of the children; identifying how families participate in children's school life; investigating whether in the School's Political Pedagogical Project there is concern about the relationship with the Family. Considering that the family constitutes the dynamic unity of affective, social and cognitive relations that are immersed in the material conditions. It is well known that in order to have a good practice it is necessary for the teacher to keep up-to-date, researching and studying, since students need solutions to the problems of their current teaching, during the stage of the internship they were moments rich and important lived in a context in the classroom, making a dialectical relationship between theory and practice. Also during the construction of this work in field research, dynamic and pleasurable activities were developed, encouraging parents to participate more in the teaching and learning process through play activities, providing parents with various educational strategies, sometimes challenging, in order to understand better each, respecting the limits.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Escola-Família
ensino aprendizagem
contato social
School-Family
teaching learning
social contact
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaFamiliaEducacao.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons