Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3683
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Francilene de Menezes
Issue Date: 2018
Citation: ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas. Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA. Orientadora: Francilene de Menezes Silva. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3683. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema, “Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no Ensino Fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA”. Tendo como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola da rede pública municipal de novo repartimento. A escola é antiga e sua estrutura é impropria para se trabalhar a educação inclusiva, além do mais, falta a capacitação de profissionais e materiais adequados para desempenhar tal atividade. Quanto aos objetivos específicos, reconstruir a história da educação especial fase da exclusão segregação, integração até a inclusão, verificar as políticas públicas para a inclusão e as práticas pedagógica, tratou-se de uma pesquisa realizada na Escola Antonia Baldomino Regoso, na qual tem por finalidade apresentar as experiências e dificuldades de professores em trabalhar em uma escola que não está adaptada para incluir alunos com necessidades educacionais. Os resultados da pesquisa mostraram que existe muito a se fazer em relação a formação dos professores voltada para a inclusão, assim como uma estruturação arquitetônica na escola, investimentos na área, materiais pedagógicos adequados e mudanças comportamental de todos que de maneira direta ou indiretamente participam da educação.
Abstract: This work has as its theme, "Difficulties that teachers face to work for inclusion in elementary school in E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso rural area of the municipality of Novo Repartimento / PA ". With the general objective to investigate the difficulties faced by teachers of the public school network of new repartition. The school is old and its structure is improper to work with inclusive education, moreover, it lacks the training of professionals and adequate materials to carry out such an activity. As for the specific objectives, reconstruct the history of special education phase of exclusion, segregation, integration to inclusion, verify public policies for inclusion and pedagogical practices, this was a research conducted at the School Antonia Baldomino Regoso, in which purpose of presenting the experiences and difficulties of teachers in working in a school that is not adapted to include students with educational needs. The results of the research showed that there is a lot to be done in relation to teacher training aimed at inclusion, as well as an architectural structuring in the school, investments in the area, adequate pedagogical materials and behavioral changes of all that directly or indirectly participate in the education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Formação Docente
Inclusão
Dificuldades
Teacher training
Inclusion
Difficulties
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesProfessoresEnfrentam.pdf676,01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons