Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3681
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe
metadata.dc.creator: SOUZA, Rosalvo Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Raimundo
Issue Date: 2018
Citation: SOUZA, Rosalvo Rocha de. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe. Orientador: Raimundo Sousa. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3681. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos no município de Novo Repartimento, especificamente sobre a evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe. A partir de referencial teórico e de pesquisa de campo foi descrita e analisada as causas da evasão escolar, problemática esta que afeta boa parte das escolas brasileiras, revelando um quadro grave da educação pública. Os resultados da pesquisa, obtidos através de questionários, revelaram que nos anos 2015 e 2016, o percentual de evasão escolar atingiu 55% e 45% respectivamente. Os fatores que contribuíram para esta situação foram os mais diversos, dentre os quais, segundo professores e alunos, cansaço físico, gravidez, aulas desinteressantes e problemas de saúde.
Abstract: This paper deals with the reality of Youth and Adult Education in the municipality of Novo Repartimento, specifically on school dropouts at the Castelinho do Pequeno Príncipe Municipal School of Elementary Education. From theoretical reference and field research, the causes of school dropout were described and analyzed, a problem that affects most Brazilian schools, revealing a serious picture of public education. The results of the survey, obtained through questionnaires, revealed that in the years 2015 and 2016, the percentage of school dropout reached 55% and 45%, respectively. The factors that contributed to this situation were the most diverse, among which, according to teachers and students, physical fatigue, pregnancy, uninteresting classes and health problems.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: educação de jovens e adultos
evasão escolar
escola pública
youth and adult education
school dropout
public school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EvasaoEscolarEducacao.pdf776,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons