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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia
metadata.dc.creator: CARDOSO, Raquel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
Issue Date: 2018
Citation: CARDOSO, Raquel dos Santos. Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3678. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objetivo analisar a percepção da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança com microcefalia na cidade de Altamira na região da Transamazônica-Xingu, Pará. Como método de pesquisa adotou-se um estudo de caso descritivo com a abordagem qualitativa realizado com a mãe da criança com microcefalia e com a professora, utilizando-se um questionário semiestruturado cujos dados foram gravados e transcritos. Neste estudo, os resultados evidenciaram tanto a mãe quanto a professora apresentaram percepções positiva diante do processo de escolarização da criança com microcefalia. Conclui-se que a luta pelos direitos de igualdade no processo de escolarização e permanência da criança com deficiência na escola é garantido por lei, e a escola, espaço de conhecimento e aprendizagem deve garantir a inclusão desta criança.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the perception of the mother and the teacher over the schooling process of the child with microcephaly in the city of Altamira in the Transamazônica-Xingu region, Pará. As a research method, a descriptive case study was used with the qualitative approach performed with the mother of the child with microcephaly and with the teacher, using a semi-structured questionnaire whose data were recorded and transcribed. In this study, the results showed that both the mother and the teacher presented positive perceptions regarding the schooling process of the child with microcephaly. It is concluded that the fight for equality rights in the process of schooling and permanence of children with disabilities in school is guaranteed by law, and the school, space of knowledge and learning must ensure the inclusion of this child.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Keywords: Microcefalia
Inclusão
Escolarização
Microcephaly
Inclusion
Schooling
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

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