Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3676
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri
metadata.dc.creator: COSTA, Eduarda Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
Issue Date: 8-Dec-2020
Citation: COSTA, Eduarda Gonçalves da. A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2020. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica de dois sujeitos surdos e como objetivos específicos descrever o contexto histórico educacional da pessoa surda, assim como, contextualizar os paradigmas da educação especial e as políticas brasileiras de inclusão para somente assim, analisar as limitações e contribuições do AEE em relação ao ensino inclusivo dos pesquisados. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se primeiramente em uma pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, por se tratar de uma situação específica, sendo realizado entrevista com duas pessoas surdas. Analisamos que as insatisfações com a eficiência do AEE, em relação ao ensino de surdos, decorrem ainda da falta de domínio da Libras e da não execução políticas e diretrizes para atuação desse profissional.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Pessoa surda
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PoliticaPublicaAtendimento.pdf404,77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons