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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva: práticas pedagógicas das/os professoras/es da educação infantil
metadata.dc.creator: SOUZA, Alycelene Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: BRÍCIO, Vilma Nonato de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: SOUZA, Alycelene Ferreira de. Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva: práticas pedagógicas das/os professoras/es da educação infantil. Orientadora: Vílma Nonato de Brício. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3675 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata das Relações de gênero e sexualidade na escola Maria Antonieta de Paiva, no sentido de pesquisar as práticas pedagógicas das/os professoras/es de uma turma de educação infantil no município de Acará. Está pesquisa tem como objetivos analisar as práticas dos/a professores/as na modalidade de ensino da Educação Infantil e verificar se o documento Projeto Político Pedagógico aborda a temática relações de gênero e sexualidade em seus escritos. A pesquisa traz os seguintes questionamentos: Como as professoras da turma da educação infantil trabalham as relações de gênero e sexualidade em sala de aula? Como estar estruturado o Projeto Político Pedagógico sobre está temática? Trata-se de um estudo a partir da abordagem pós-crítica, cujo enfoque é de ressaltar a importância de incluir os estudos culturais, sociais e históricos das questões de gênero e sexualidade no contexto escolar. O tipo de pesquisa selecionada para este trabalho é análise do discurso, por meio de observações em sala de aula e também no ambiente escolar relacionadas com entrevista a partir das falas das professoras. Para auxiliar nesta pesquisa, fez-se necessário também recolher informações por meio da utilização de entrevista semiestruturada. Como cunho teórico para reforçar esta pesquisa destaco os/a principais autores/as como Felipe (2006), Foucault (1969,1990,1992), Louro (1997), Paraíso (2004) Pereira (2015), Scott (1995) e entre outros/a que influenciaram nessas diversidades culturais de gênero e sexualidade dentro de uma perspectiva pós-crítica. A pesquisa retrata os processos culturais, sociais e históricos dos conceitos de construções de relações de gênero, sexualidade, infância e educação infantil na sociedade brasileira juntamente com a ação docente entre alunos/a e professores/a. Como resultados a carca das da observações e entrevistas, nota-se ainda que as práticas pedagógicas não são amplamente articulas perante as crianças em ênfase as construções das relações de gênero e sexualidade em sala de aula.
Abstract: The present work deals with the Relations of gender and sexuality in the Maria Antonieta de Paiva school, in the sense of researching the pedagogical practices of the teachers of a kindergarten class in the city of Acará. This research aims to analyze the practices of teachers in the kind of teaching of Early Childhood Education and to verify whether the document Pedagogical Political Project addresses the theme of gender relations and sexuality in their writings. The research raises the following questions: How do teachers in the early childhood class work on gender and sexuality relations in the classroom? How can the Pedagogical Political Project be structured on this theme? It is a study based on the post-critical approach, whose focus is to emphasize the importance of including cultural, social and historical studies of gender and sexuality issues in the school context. The type of research selected for this work is discourse analysis, through observations in the classroom and also in the school environment related to interviews from the teachers' statements. To assist in this research, it was also necessary to collect information through the use of semi-structured interviews. As a theoretical basis to reinforce this research, I highlight the main authors such as Felipe (2006), Foucault (1969,1990,1992), Louro (1997), Paraíso (2004) Pereira (2015), Scott (1995) and among others who have influenced these cultural diversity of gender and sexuality from a post-critical perspective. The research portrays the cultural, social and historical processes of the concepts of construction of relations of gender, sexuality, childhood and early childhood education in Brazilian society together with the teaching action between students and teachers. As a result of the observations and interviews, it is also noted that the pedagogical practices are not widely articulated before the children, emphasizing the construction of gender and sexuality relations in the classroom.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Gênero e Sexualidade
Sala de aula
Prática docente
Educação infantil
Gender and Sexuality
Classroom
Teaching practice
Child education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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