Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3672
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará
metadata.dc.creator: CHAVES, Eliel Rabelo das
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: CHAVES, Eliel Rabelo das. O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3672. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz como tema “O impacto do Programa Mais Educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na Escola Municipal Pinto Marques, no município de Acará-Pará”, e tem o objetivo de analisar as contribuições da oficina de música do Programa Mais Educação na melhoria da aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Pinto Marques, município de Acará-Pará, refletindo fatores importantes no campo cognitivo, motor e afetivo entre outros, estimulados pela música no cotidiano escolar. A metodologia utilizada durante a pesquisa apropriou-se da abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo como subsídio, teóricos como Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Bréscia (2003), entre outros. Usou-se como técnica de coletas de dados, a entrevista com perguntas semi-estrutradas, realizadas junto ao coordenador do Programa, professor de arte, monitor das oficinas e uma representação de alunos. As oficinas de música relativas ao Programa Mais Educação enfatizam a música como importante ferramenta educacional, em que as atividades se constituem em um recurso didático-pedagógico, permitindo a transversalidade entre diferentes conhecimentos e proporcionando uma maior interação entre os alunos junto ao processo de aprendizagem.
Abstract: The present work has as its theme “The impact of the More Education Program on the learning process of students who participate in music workshops: a case study at Pinto Marques Municipal School, in the municipality of Acará-Pará”, and aims to analyze the contributions of the music workshop of the More Education Program in improving students' learning at Pinto Marques Municipal School, Acará-Pará, reflecting important factors in the cognitive, motor and affective field, among others, stimulated by music in daily school life. The methodology used during the research appropriated the qualitative approach, in the form of case study, having as subsidies theorists such as Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Brescia (2003), among others. The data collection technique used was the interview with semi-structured questions, conducted with the Program coordinator, art teacher, workshop monitor and a representation of students. The music workshops related to the More Education Program emphasize music as an important educational tool, in which the activities constitute a didactic-pedagogical resource, allowing the transversality between different knowledge and providing a greater interaction between the students in the learning process.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Keywords: Programa Mais educação
Oficina de música
Aprendizagem
More education program
Music workshop
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImpactoProgramaEducacao.pdf499,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons