Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3670
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola
metadata.dc.creator: ALHO, Francimary Teles
metadata.dc.contributor.advisor1: FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
Issue Date: 26-Dec-2019
Citation: ALHO, Francimary Teles. As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3670. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC discorre sobre o tema “As Dificuldades da Prática Docente sobre Gênero e Sexualidade na Escola”. Tendo como objetivo principal analisar como os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia de Paiva que está situada no município de Acará na rua Luiz Miranda, número 629, com Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal no município de Acará. A escola vem trabalhando com a temática gênero e sexualidade, na busca de identificar o porquê desse tema não fazer parte da prática pedagógica dos professores da escola acima mencionada. A proposta é que o tema em discussão passa fazer parte do cotidiano da escola. Foi através de um levantamento bibliográfico e em seguida ouvindo alguns educadores que foi possível fazer a coleta de dados realizado meio de entrevistas, assim como observando o cotidiano da escola. Foi uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas dos docentes em sala de aula bem como a relação entre os educadores e os educandos. O trabalho está organizado em cinco seções onde se aborda o tema em discussão. Como resultados alcançados podemos afirmar que a escola em questão ainda está muito distante da discussão sobre gênero e sexualidade que possa de fato, ajudar as crianças a construírem uma identidade sexual. Os preceitos religiosos ainda são muito fortes na vida e nas práticas dos professores, o que leva a uma prática conservadora cheia de tabus quando se trata da sexualidade. Este trabalho está fundamento com a colaboração de alguns autores como: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Filha (2012), Frison (2008), Moreira (2003) entre outros.
Abstract: The present Course Conclusion Paper - TCC discusses the theme “The Difficulties of Teaching Practice on Gender and Sexuality in School”. Having as main objective to analyze how the teachers of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Professor Maria Antônia de Paiva which is located in the municipality of Acará at Rua Luiz Miranda, number 629, with Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal in the municipality of Acará. The school has been working with the theme gender and sexuality, seeking to identify why this theme is not part of the pedagogical practice of the teachers of the school mentioned above. The proposal is that the topic under discussion becomes part of the school's daily life. It was through a bibliographic survey and then listening to some educators that it was possible to make the data collection performed through interviews, as well as observing the daily life of the school. It was a research of empirical and bibliographical nature, which incorporated besides theoretical references related to the subject, observations of the practices of teachers in the classroom as well as the relationship between the educators and the students. The work is organized in five sections where the topic under discussion is addressed. As results we can say that the school in question is still far from the discussion about gender and sexuality that can actually help children build a sexual identity. Religious precepts are still very strong in teachers' lives and practices, which leads to a conservative taboo practice when it comes to sexuality. This work is based on the collaboration of some authors such as: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Daughter (2012), Frison (2008), Moreira (2003) among others.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Prática docente
Gênero
Sexualidade
Teaching practice
Gender
Sexuality
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesPraticaDocente.pdf648,81 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons