Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3668
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A organização do sistema de ensino no município do Acará/PA
metadata.dc.creator: PAIVA, Fellipe da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: PAIVA, Fellipe da Silva. A organização do sistema de ensino no município do Acará/PA. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo trazer resultados sobre a pesquisa com o tema “Política Educacional no Baixo Tocantins: A Organização do Ensino no Município de Acará/PA”. A pesquisa busca compreender como está estruturado a organização do ensino em Acará/PA e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vem debatendo em torno de uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional do município buscando entender de forma sintetizada os resultados das articulações feitas em torno de uma proposta de educação de qualidade, através de um sistema municipal com autonomia. Como opção metodológica foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, por entender que a mesma possibilita uma melhor participação dos integrantes que fazem parte deste processo. Para isso foi realizado análises de documentos como: Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Municipal de Educação do município de Acará. Como referencial teórico da pesquisa foram utilizados os estudos de Diva Sarmento, Demerval Saviani, Alexandre Cals, Maria Piana dentre outros. Os resultados sinalizam que o município de Acará possui um sistema de educação complexo e ousado, com sérios problemas em relação ao enraizamento de uma cultura política partidária local que reflete nas ações de planejamento e organização do ensino, tais grupos políticos são fortes e interferem historicamente no interior das políticas educacionais ocasionando assim alguns problemas para que o município possa se desenvolver com uma política efetiva para a melhoria da qualidade da educação em Acará.
metadata.dc.description.resumen: Este documento de conclusión del curso tiene como objetivo traer resultados sobre la investigación con el tema "Política educativa en los Tocantins inferiores: la organización de la educación en el municipio de Acará / PA". La investigación busca comprender cómo está estructurada la organización de la educación en Acará / PA y entender cómo las articulaciones políticas y sociales han estado debatiendo en torno a una propuesta democráticamente efectiva de ordenación del sistema educativo municipal, buscando comprender sintéticamente los resultados de las articulaciones. en torno a una propuesta de educación de calidad a través de un sistema municipal autónomo. Como opción metodológica, se utilizó el enfoque de investigación cualitativa, ya que comprende que permite una mejor participación de los miembros que forman parte de este proceso. Para ello, se realizó el análisis de documentos como: Constitución Federal de 1988, Ley de Pautas y Bases de Educación Nacional y el Plan de Educación Municipal del municipio de Acará. Como referencia teórica de la investigación se utilizaron los estudios de Diva Sarmento, Demerval Saviani, Alexandre Cals, Maria Piana entre otros. Los resultados indican que el municipio de Acará tiene un sistema educativo complejo y audaz, con serios problemas en relación con la raíz de la cultura política de un partido local que se refleja en la planificación y organización de acciones educativas, tales grupos políticos son fuertes e históricamente interfieren en el dentro de las políticas educativas, causando algunos problemas para que el municipio pueda desarrollarse con una política efectiva para mejorar la calidad de la educación en Acará.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Sistema
Organização
Município
Ensino
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_OrganizacaoSistemaEnsino.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons