Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3664
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Informática na educação: formação continuada dos professores numa escola pública de ensino fundamental de Altamira - PA
metadata.dc.creator: GOMES, Marizete Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: CORDEIRO, Leonardo Zenha
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
Issue Date: 24-Aug-2018
Citation: GOMES, Marizete Gonçalves. Informática na educação: formação continuada dos professores numa escola pública de ensino fundamental de Altamira - PA. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3664. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Vivemos numa sociedade em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, as informações chegam até o indivíduo de forma muito rápida, com isso até mesmo atividades realizadas em qualquer área de trabalho necessitam de agilidade para acompanhar a velocidade do mundo globalizado, para isso conta com sistemas e programas computadorizados. Diante de tal afirmação, sabe-se que a tecnologia também está presente na educação e aprendizagem das pessoas. Portanto, no que tange o uso da tecnologia nas escolas, e com o intuito de compreender o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas educativas por meio do uso dessas ferramentas, e se os professores participam de formação continuada, fez-se necessário realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico em uma escola municipal, A pesquisa foi realizada por meio de questionários que culminou na coleta de dados. Observou-se que as professoras fazem uso das ferramentas tecnológicas em seus planejamentos, deixando claro a importância das TICs nas práticas pedagógicas do professor. E que a professora da sala de informática utiliza softwares educativos como apoio educacional que visam atingir resultados eficientes para aprendizagem dos alunos.
Abstract: We are living in a society in which technology is increasingly present. The information reaches the individual very quickly, with this, even activities performed in any work area needs agility to keep up with the speed of the globalized world, so it has computer systems and programs. Faced with such a statement, it is known that a technology is also present in the education and learning of people. Therefore, regarding the use of technology in schools, and with the aim of understanding the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in educational practices through the use of these tools, and if teachers participate in continuing education, it was necessary to carry out qualitative, bibliographical research in a municipal school. As well as teachers of carried out in a qualitative and bibliographical way in a municipal school. A research was carried out through questionnaires that culminated in the data collection. It was observed that the teachers make use of the technological tools in their planning, making clear the importance of the TICs in the pedagogical practices of the teacher. And that the teacher of the computer room uses educational software as educational support aimed at achieving efficient results for student learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: informática educacional
formação de professores
inclusão digital
educational computing
teacher training
digital inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InformaticaEducacaoFormacao.pdf910,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons