Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
metadata.dc.creator: LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-2148-510X
Issue Date: 11-Jun-2018
Citation: LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira. Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A participação familiar no processo de escolarização é fator contributivo à aprendizagem. Considerando a relevância dessa temática, o objetivo desse estudo foi entender como a relação família/escola pode influenciar o processo de aprendizagem na leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-Pará-Brasil. É um estudo empírico, de abordagem qualitativa, realizado com uma professora, e quatro díades mães/alunos. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com 5 questões. Os resultados mostraram que duas mães entrevistadas participam efetivamente no processo de escolarização, e os filhos tem rendimento satisfatório, enquanto as duas mães que não participaram, os filhos apresentaram déficit de aprendizagem e foram reprovados. A conclusão foi que a participação familiar na escola e a relação família/escola influencia na aprendizagem das crianças. Quanto mais satisfatória for a participação familiar na escola, menores as dificuldades de aprendizagem das crianças.
Abstract: Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public school in Altamira-Pará-Brazil. It is an empirical study, with a qualitative approach, carried out with one teacher, and four mothers / students dyads. The instrument used was a semi-structured questionnaire with 5 questions. The results showed that two mothers participated effectively in the schooling process, and the children had a satisfactory income, while the two mothers who did not participate, the children had a learning deficit and were disapproved. The conclusion was that family participation in school and the family / school relationship influence children's learning. The more satisfactory family participation in the school, the lower the learning difficulties of the children.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Família
Escola
Leitura
Family
School
Reading
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacaoFamiliaEscola.pdf413,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons