Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3660
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8747-5185
Issue Date: 21-Nov-2020
Citation: RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues. Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri. Orientadora: Waldma Maíra Menezes de Oliveira. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3660. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Surdos deveriam ter. Além disso conto a minha experiência escolar no Atendimento Educacional Especializado para compreender, a partir da experiência de aluna surda, como deve ser o atendimento ao aluno Surdo dentro da sala de recursos multifuncionais. O objetivo geral é analisar as práticas educativas do professor do AEE e de maneira específica verificar a formação inicial e continuada do profissional que atende alunos Surdos no AEE, analisar a importância do AEE e investigar se os métodos estão de acordo com o aprendizado do aluno Surdo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, desdobrando-se em um estudo de caso. Fiz uso da entrevista semiestruturada com o professor Surdo do AEE bem como da observação in lócus. Os dados foram analisados e discutidos, com base na análise de conteúdo de Bardin, em cinco categorias: práticas educativas, planejamentos, metodologias, limite de possibilidades do AEE e professor Surdo: modelo identitário e linguístico. Os resultados ilustram que os alunos Surdos necessitam de recursos adaptados, ampliação do tempo do atendimento e a importância da figura do professor Surdo no AEE como modelo identitário e linguístico.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Atendimento educacional especializado
Professor surdo
Inclusão
Surdez
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasEducativasProfessor.pdf804,1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons