Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/366
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Josinei Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Crismayklayta Silva da
Issue Date: 2015
Citation: PINHEIRO, Josinei Lima. A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2015. Disponivel em http://bdm.ufpa.br:8080/jspui/handle/prefix/366. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O estudo em evidência visa enfatizar a importância do lúdico na educação infantil na escola SESI Altamira. Visto que, o assunto em discussão, no que concerne jogos e brincadeiras tem grandes contribuições no processo de formação da criança, Objetivando investigar ás atribuições dada pelos professores ás atividades lúdicas e se a mesma é utilizada como recurso no processo de ensino-aprendizagem. De forma sucinta, este trabalho tem como referenciais teóricos os autores:Brougere(2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) entre outros. Aborda em seus capítulos primeiramente a questão do contexto histórico do lúdico e sua relação com a educação infantil. No segundo capítulo foi realizada uma breve retrospectiva teórica sobre as mudanças ocorridas socialmente no contexto infantil, e no terceiro capítulo foi descrito o resultado da pesquisa e das observações realizadas com os professores e alunos. As observações ocorreram na escola SESI Altamira, os sujeitos da pesquisa foram 4 professores e duas turmas de educação infantil (jardim II) sendo no total 46 alunos observados. A técnica de observação foi a abordagem qualitativa, na observação participante e questionários com questões abertas voltadas para o lúdico. A partir das observações foram realizados quadros comparativos correspondentes ao grau de eficácia em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos por meio de atividades metodológicas tradicional/convencional e lúdicas. As respostas dos professores permitiram verificar o que pensam, falam e como os mesmos agem com relação ao lúdico e ensino/aprendizagem. Comprovou-se por meio da observação e da resposta dos questionários que os professores de Educação infantil reconhecem o lúdico com recurso eficaz no processo de ensino/aprendizagem; no entanto apesar das respostas serem positivas com relação o uso continuo dessas atividades, o que se percebeu foi que a maioria não possui o hábito de conciliar ludicidade com ensino de conteúdos curriculares, há um grande disparato entre realidade e teoria
Abstract: The study highlighted aims at emphasizing the importance of playfulness in early childhood education at school SESI Altamira, since the matter under discussion, concerning sports and games have great contributions in the child's educational process, especially in the school environment in educational classes child. Briefly this work is theoretical references the authors: Brougère (2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) among others no less important, and addresses in Chapters first quest of the historical context of the playful and the relationship with the children's education, then in the second chapter was given a brief retrospective on the changes in children's social context, and in the third chapter was exposed to research and also the result of queries made. The comments were in school SESI Altamira, the subjects were four teachers and two kindergarten classes (Garden II) being observed in total 46 students. The observation technique was the qualitative approach, participant observation and questionnaires with open questions related to the purpose of investigating how lúdico.com happen recreational activities, which are the main goals and contributions of the same for student learning, brings a grounding theoretical and the importance of using recreational activities as an effective resource in the teaching / learning process of children in the school environment. From the observations were performed comparative tables corresponding to the degree of effectiveness in relation to the teaching / learning of the students through traditional nature activities / conventional and playful, teachers' responses helped confirm what they think, speak, know and do with teachers relation to recreational and teaching / learning. It craved this work to investigate the importance of using playful activity as an effective resource in the teaching / learning process of children in the school environment. It has been shown through what was observed in the SESI Altamira school that most teachers do not realize recreational classes for mere self-indulgence and lack of theoretical knowledge about its benefits, you must start discussions on the application of this in class, aiming at full development the student.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Ludicidade
Educação infantil
Leitura
Aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC _ImportanciaLudicoEducaçao1,23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons