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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As Representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida
metadata.dc.creator: SANTANA, Magda Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
Issue Date: 22-Sep-2019
Citation: SANTANA, Magda Sousa. As Representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida. Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3653. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente as constantes avaliações sobre a baixa escolaridade da população brasileira, realizadas por diversas instituições nacionais e internacionais, apontam que é necessário repensar as políticas voltadas à garantia da educação básica. Inúmeros projetos são implantados visando minimizar as distorções idade/ano da população acima de 15 anos. No Estado do Pará, o Projeto Mundiar é implantado a partir de 2014 com o discurso de acelerar o tempo de estudos desses jovens, a partir de financiamentos de Organismos Internacionais. Tal cenário, nos leva a pensar, quais são as representações sociais dos jovens sobre o Projeto Mundiar e quais as implicações educacionais e sociais em seu projeto de vida? No sentido de responder esse questionamento, o objetivo dessa pesquisa é compreender as representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida. Para isso situamos esse estudo ao campo teórico e metodológico das representações sociais, mais especificamente na abordagem processual de Jodellet (2001) a partir da tridimensionalidade que envolve: a) sujeitos; b) contextos e c) efeitos. Para mostrar quem são os sujeitos iniciamos com a abordagem sobre a juventude com os autores Dayrell (2003), Serra Freire (2007), Ramos; Araújo (2013), Neves (2014) e Farias (2018). O contexto em que os jovens que colaboraram com esse estudo, são de uma turma do ensino fundamental anos finais do Projeto Mundiar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mâncio Ribeiro do município de Bragança-PA. Utilizamos Mesquita (2018) e Pará (2013; 2016) para dialogar a respeito desse contexto. Os efeitos/implicações educacionais e sociais são discutidos com Leão; Dyraell; Reis (2011) e Klein; Arantes (2016). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas (Gil, 2008) e entrevista semiestruturada (Minayo, 2009). Os resultados demonstram que esses jovens vivem em condições sociais e econômicas que fragilizam suas existências e colocam em risco seu futuro; sua trajetória escolar de exclusão, pouco sofre alterações com a sua participação no Projeto Mundiar, embora este se apresente como a oportunidade diante do estigma de incapazes - de sujeitos de que não aprendem e/ou tem dificuldades de aprender – reforça a desigualdade social a partir de um modelo escolar que certifica, sem assegurar as possibilidades futuras desses jovens, limitando-os ao subemprego.
Abstract: Currently, the constant evaluations of the low educational level of the Brazilian population, carried out by several national and international institutions, indicate that it is necessary to rethink the policies aimed at guaranteeing basic education. Numerous projects are implemented to minimize age / year distortions of the population over 15 years. In the State of Pará, the Mundiar Project is implemented from 2014 with the discourse of accelerating the time of study of these young people, through funding from International Organizations. Such scenario leads us to think, what are the social representations of young people about the Mundiar Project and what are the educational and social implications in their life project? In order to answer this question, the aim of this research is to understand the social representations of young people about the educational and social implications of Projeto Mundiar in their life project. For this we place this study to the theoretical and methodological field of social representations, more specifically in the procedural approach of Jodellet (2001) from the three-dimensionality that involves: a) subjects; b) contexts and c) effects. To show who the subjects are we start with the approach to youth with the authors Dayrell (2003), Serra Freire (2007), Ramos; Araújo (2013), Neves (2014) and Farias (2018). The context in which the young people who collaborated with this study are from a class of elementary school final years of the Mundiar Project of the State School of Elementary and High School Monsenhor Mâncio Ribeiro of Bragança-PA. We use Mesquita (2018) and Pará (2013; 2016) to talk about this context. The educational and social effects / implications are discussed with Leo; Dyraell; Reis (2011) and Klein; Arantes (2016). Data were collected through closed questionnaires (Gil, 2008) and semi-structured interviews (Minayo, 2009). The results show that these young people live in social and economic conditions that weaken their lives and jeopardize their future; his school trajectory of exclusion, little changes with his participation in the Mundiar Project, although this presents itself as the opportunity in the face of the stigma of incapable - subjects who do not learn and / or have difficulties learning - reinforces social inequality from of a school model that certifies, without ensuring the future possibilities of these young people, limiting them to underemployment.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Juventude
Escolarização
Distorção idade/ano
Projeto Mundiar
Youth
Schooling
Distortion/year
World Project
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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