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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Luane de Cássia Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
Issue Date: 23-Aug-2019
Citation: OLIVEIRA, Luane de Cássia Carvalho de. Representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3652. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetiva compreender as representações sociais de professores em uma escola pública do município de Bragança-PA sobre a inclusão de alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa quatro docentes de turmas regulares inclusivas com alunos autistas, o levantamento ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e questionário socioeconômico. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2015) e da análise do conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que as Representações Sociais (RS) das professoras sobre a inclusão de alunos autistas são permeadas por preocupações em interagir o aluno autista com a turma e envolve-lo nas atividades, com uma percepção do TEA caracterizado por questões cognitivas, de aprendizagem e relacional, destacam o preconceito de pais de crianças não deficientes e a dificuldade das práticas pedagógicas inclusivas, seja pela falta de formação em serviço ou pela falta de condições nas escolas (recursos, materiais, metodologias, apoio); assim as RS são marcadas por anseios, preocupações e insegurança sobre o autismo. Conclui-se que essas RS influenciam diretamente na realização de práticas pedagógicas inclusivas exitosas na escola e estão diretamente relacionadas a uma politica educacional inclusiva deficitária.
Abstract: This study aims to understand the social representations of teachers in a public school in the city of Bragança-PA about the inclusion of autistic students in the early years of elementary school. With a qualitative approach, four teachers of inclusive regular classes with autistic students participated in the research. The survey took place through semi-structured interviews and socioeconomic questionnaire. Data analysis was performed using Moscovici's Theory of Social Representations (2015) and Bardin's content analysis (2004). The results suggest that teachers' Social Representations (SR) about the inclusion of autistic students are permeated by concerns about interacting the autistic student with the class and involving them in the activities, with a perception of ASD characterized by cognitive, learning and learning issues. relational, highlight the prejudice of parents of non-disabled children and the difficulty of inclusive pedagogical practices, either due to lack of in-service training or lack of conditions in schools (resources, materials, methodologies, support); thus SRs are marked by anxieties, concerns and insecurity about autism. It is concluded that these SR influence directly the achievement of successful inclusive pedagogical practices in school and are directly related to a deficient inclusive educational policy.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Representações sociais
Autismo
Inclusão social
Representations
Autism
Inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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