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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA
metadata.dc.creator: CONDE, Joyce Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Joana d’Arc Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
Issue Date: 20-Aug-2019
Citation: CONDE, Joyce Maria da Silva. Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA. Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3650. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo analisa as representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência na EJA. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais, no campo processual de Jodelet (2001). Assim, para atender os objetivos proposto, esse estudo se desenvolveu em duas etapas: Levantamento documental (dados estatísticos) e entrevista com cinco professoras da rede Municipal de Bragança-PA. Desse modo, para a organização do campo de analise, considerou-se as três dimensões constituidoras das Teorias das Representações Sociais (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos professoras da EJA que constroem sua identidade, com a inclusão a partir do tempo de docência da EJA. No contexto de circulação das representações os indicadores apresentam a queda significativa no número de matrículas da EJA (Brasil/ Pará/ Regiões dos caetés/ Bragança). Esses dados confirmam não só o processo de exclusão vivenciado na Educação de Jovens e Adultos, como também o descaso do serviço público nessa modalidade de ensino, além da negação dos direitos, em relação aos sujeitos da EJA. Os sentidos que apresentam os discursos das professoras sobre a inclusão dos alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos possibilitaram a construção da figura imagética que possibilitou a identificação dos sentidos construídos pelas professoras sobre a inclusão na EJA, das imagens que são construídas sobre o fazer docente para inclusão da pessoa com deficiência na EJA e por fim, as práticas construídas a partir dos sentidos de inclusão e das imagens construídas sobre o fazer docente em turmas de EJA com alunos com deficiência.
Abstract: The present study analyses the social representations of the teachers about school inclusivity for students with disabilities inside EJA (Youth and Adult Education). The theoretical-methodological referential is based in the Social Representations Theory, in Jodelet’s (2001) processual field. As such, to attend to the proposed objectives, this study was developed in two steps: documentary survey (statistical data) and interviews with five teachers from Bragança’s Municipal School System (in the Brazilian state of Pará). Thereby, for the field of analysis’ organization, the Three Constituent Dimensions Theory (subjects, contexts and meanings) was considered. The results reveal: EJA’s teacher subjects that construct their identity, including beginning from the teaching time in the EJA. In the context of the circulation of the representations the indicatives point the significant decrease to the number of enrollment to EJA (Brazil/ Pará/ Region of the Caetés/ Bragança). This data confirms not only the exclusionary process experienced in the Youth and Education programs, but also the public service’s neglect in this teaching modality, in addition to the denial of rights in relation to the subjects from EJA. The meanings that present the teachers’ discourses about inclusion for students with disabilities inside of EJA enabled the construction of the imagetic figure that made it possible to identify the meanings constructed by the teachers about inclusion inside EJA, of the images that are constructed about the docent methods for the inclusion of people with disabilities inside EJA and lastly, the practices constructed as from the meanings of inclusion and the constructed images about the docent methods in EJA classes that have students with disabilities.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Representações sociais
Inclusão
EJA
Social representations
Inclusion
Youth and adult Education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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